terça-feira, 27 de outubro de 2009

FAZENDA PITOMBEIRA PROMOVE 4ª PEGA DE BOI NO MATO

Acari/RN - Diferente da famosa vaquejada, onde o boi corre numa arena demarcada perseguido por uma dupla de cavaleiros, a “Pega de Boi no Mato” acontece no meio da vegetação caatingueira com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o boi, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia.
Com o objetivo de preservar a memória do sertanejo, reconhecendo a bravura e a importância do vaqueiro e para manter viva uma tradição nordestina, a Fazenda Pitombeira realiza todo ano, no mês de novembro, a “Pega de Boi no Mato”, o “Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari”, a “Corrida de Jumentos”, e a “Missa do Vaqueiro”, celebrada no sítio Bico da Arara - município de Acari - RN.
A "Pega de Boi no Mato" é uma grande festa que acontece durante o domingo inteiro, reúne um público de mais de 2.000 espectadores e 300 vaqueiros, vindos de toda a região do Seridó e de algumas cidades da Paraíba. Não há cobrança de taxa para fazer inscrição. A premiação é feita com troféus e dinheiro.

PROGRAMAÇÃO:
*********************
31 DE OUTUBRO
- 17:30 hs - Missa do Vaqueiro na Capela de Nossa Senhora da Conceição /Sitio Bico da Arara - Acari - RN.

01 DE NOVEMBRO
- 09hs - Abertura do evento
- 10hs - Inicio da IV Pega de Boi no Mato
* V Encontro dos Vaqueiros
* Forró Pé de Serra
* Apresentações Culturais
- 15hs - II Corrida de Jumentos
- 17hs - Entrega da Premiação.
.........
FONTE:
Sérgio Enilton
Do Blog do Bira Viegas

Seguidores