segunda-feira, 19 de outubro de 2009

RN desenvolve projeto-piloto de mediação de conflitos no Seridó

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Ouvidoria de Polícia, é parceiro da Diocese de Caicó e da Cáritas Brasileira, instituição ligada à CNBB, na execução de um projeto de Mediação de Conflitos e Construção de Uma Cultura de Paz na região do Seridó. O Projeto vai ser desenvolvido em 10 cidades daquela região e pretende se tornar uma experiência piloto no RN no campo da abordagem aos conflitos e à diminuição da violência e criminalidade.

A metodologia a ser adotada conta com a mobilização das instituições locais, em cada cidade, com capacitação de 25 pessoas sobre o Tema da Mediação (250 ao todo). Também será produzida uma cartilha e realizado um diagnóstico a respeito da incidência da violência em cada cidade para servir de parâmetro referencial e norteador das ações a serem realizadas. Atividades educativas e preventivas serão desenvolvidas envolvendo segmentos como juventude, professores, policiais e pessoas das áreas detectadas como mais vulneráveis aos conflitos, escolhidas como prioridade de atuação. O projeto tem uma previsão de execução em oito meses, após o qual se espera que os municípios, por meio do poder público local e as comunidades, mantenham a continuidade das ações, tornando-o auto sustentável.

As mobilizações contarão com a participação de representantes da educação, saúde e assistência social, representantes de todos os programas e serviços das secretarias do município, entidades da sociedade civil, ministério público, judiciário e policias, além das diversas pastorais e serviços da igreja católica. As reuniões acontecerão no dia 22 de outubro, em Currais Novos, às 08 horas, no Auditório do CIAC, e no dia 23 de outubro, em Caicó, às 08 horas, no Centro Pastoral Dom Wagner.
fonte;Tribuna do Norte

Seguidores