quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Iberê acompanha Wilma e Lula em obras da Refinaria Clara Camarão

Até 2010, 215 milhões de dólares serão investidos no Pólo de Guamaré

Cinco mil empregos serão gerados no Rio Grande do Norte com a conclusão da Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, que receberá até 2010, 215 milhões de dólares em investimentos. Nesta quinta-feira (19), as obras de infraestrutura foram visitadas pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da governadora Wilma de Faria e do vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

Os ministros de Minas e Energia, Edinson Lobão e da Integração Nacional, Geddel Vieira, deputados estaduais e federais, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli e o prefeito da cidade de Guamaré, Auricélio Teixeira, estiveram presentes no Pólo Industrial da cidade.

Na tarde desta quinta-feira, o Governo do Estado e a Petrobras assinaram termo de compromisso que garante a obra de infraestrutura para ampliação da capacidade já instalada e implantação de uma unidade de produção de gasolina, que tornará o estado autossuficiente em relação a esse combustível. Com as obras a serem executadas, a refinaria que já produz gás liquefeito de Petróleo (GLP), diesel e querosene de aviação (QAV), vai produzir gasolina e nafta petroquímica a partir de 2010.

Em seu discurso, o presidente Lula destacou os investimentos no Rio Grande do Norte, incluindo a Refinaria Clara Camarão. “Sabemos o que essa obra significa no estado do RN e que precisamos e vamos perfurar novos poços”, garantiu.

“O nosso Estado esperou e lutou bastante por essa obra que tem o papel de garantir a autossuficiência em relação aos derivados do petróleo”, destacou o vice-governador, ressaltando a importância econômica da chegada da refinaria para região e enfatizando que os benefícios serão de Guamaré, mas irradiados para todo o Rio Grande do Norte, com a geração de emprego e renda para as famílias do Estado.

A governadora Wilma de Faria destacou o apoio do vice-governador Iberê na luta pela refinaria Clara Camarão e a necessidade de que se pense no Meio Ambiente. “Queremos recursos e empregos, mas nos preocupamos também com o Meio Ambiente e defendemos um desenvolvimento sustentável”. A governadora garantiu o apoio para acelerar a perfuração de poços e aumentar a produção de petróleo no Rio Grande do Norte.

A Refinaria potiguar Clara Camarão é uma das cinco unidades de refino projetadas pela Petrobras para elevar sua capacidade de refino em 1,2 milhão de barris por dia até 2015. Atualmente, a capacidade de refino da Petrobras no Brasil é de 1,9 milhão de barris por dia, volume superior à demanda nacional de derivados, atualmente em 1,8 milhão de barris por dia.

CRÉDITO DAS FOTOS: Alberto Leandro.

Assessoria de Imprensa

Seguidores