quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVA PROJETOS DE ROSALBA CRIANDO INSTITUTOS TECNOLÓGICOS PARA O RN

A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou hoje dois projetos de lei da senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN): o PLS 271/09, que autoriza o Poder Executivo a implantar em Umarizal (RN) campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; e o PLS 270/09, que autoriza a implantação de campus do mesmo instituto em Nova Cruz (RN). A decisão foi terminativa, ou seja, seguirá para análise na Câmara dos Deputados.
A proposta é importante, na avaliação da senadora, porque a cada dia se torna mais necessário ao jovem brasileiro o acesso ao ensino profissional e tecnológico, como forma de melhor assegurar o seu acesso ao mercado de trabalho. “Em um país onde as escolas profissionalizantes e as universidades públicas ainda abrigam uma quantidade pequena de estudantes e as escolas técnicas e superiores privadas cobram mensalidades inacessíveis para expressiva parte da população, os institutos federais cumprem um papel importante no acesso dos jovens à formação profissional e tecnológica”, afirma a senadora, na justificativa dos projetos.
        Dados do Censo Escolar 2007, revelam que apenas 780.162 alunos estavam matriculados no ensino técnico naquele ano. Isso representa menos de 10 % do total de matrículas no ensino médio, sendo que a rede pública respondeu por apenas a metade da oferta de vagas.
        O município de Umarizal, situado na microrregião de mesmo nome, polariza 11 municípios com uma população de cerca de 65 mil habitantes, cuja economia está assentada na mineração e na pecuária e na agricultura de pequeno porte. Já o município de Nova Cruz, na microrregião Agreste Potiguar, engloba 12 municípios da Subzona Fronteiriça da Paraíba, com cerca de 142 mil habitantes. Sua economia está assentada no comércio e na pecuária e na agricultura de pequeno porte.
        “Esses cursos técnicos voltados para as características e potencialidades da economia regional irá garantir aos jovens dessas regiões a oportunidade de acesso a uma educação de qualidade que lhes abrirá as portas para um futuro muito mais promissor”, avalia Rosalba Ciarlini.

Seguidores