quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ZPE DO SERTÃO ATRAI INVESTIDORES ESTRANGEIROS

Um dia depois do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportações (CZPE) ter aprovado a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Assú, a senadora Rosalba Ciarlini anunciou no plenário do Senado que já há interesses de investidores europeus e asiáticos. Segundo ela, o estudo de viabilidade econômica da ZPE do Sertão indica que há um mercado potencial para instalação de empresas dos Estados Unidos, Holanda, Espanha, França, Reino Unido, Argentina, Líbia, Itália, Canadá e Nigéria e as informações do prefeito Ivan Júnior dão conta que alguns grupos já estão estudando o mercado para instalar suas empresas na ZPE.
Na opinião da senadora, essa notícia é para ser bastante comemorada porque o Conselho Nacional compreendeu que a implantação em Assú seria mais viável do que em muitos outros municípios brasileiros. “Evidentemente que, para entrar em funcionamento, a área terá que ser alfandegada pela Receita Federal do Brasil e devemos aguardar a publicação do decreto presidencial, mas a decisão do Conselho foi o passo fundamental para transformar em realidade o objetivo do projeto de lei que apresentei nesta Casa”, acrescentou, se comprometendo a lutar pela viabilidade da ZPE de Macaíba que, como Assú, também já tem projeto e área desapropriada, contemplando a região da grande Natal.
A previsão para início das atividades da ZPE do Sertão é em um prazo de 21 meses após o término das obras de infraestrutura, que terão um custo estimado de cerca de R$ 18 milhões. Boa parte da estrutura básica, ao lado da BR-304, já está instalada, com água tratada e encanada, cabeamento ótico, energia, sinal de telefonia celular e internet. O escoamento por transporte rodoviário já está assegurado, mas os investimentos preveem a instalação de um modal ferroviário.
A região de Assú tem um forte potencial para o desenvolvimento da indústria alimentícia ligada ao beneficiamento de frutas, mas destaca-se também pela produção de frutos do mar, com a criação de camarões e peixes em cativeiros; produtos químicos; sal e recursos minerais.

Seguidores