sábado, 16 de janeiro de 2010

17 de Janeiro Dia do Tribunal de Contas Brasileiro

O Tribunal de Contas é um órgão de Controle Externo da execução financeiro-orçamentária da Administração Pública. Surge, inicialmente, com a preocupação do controle da legalidade dos atos de natureza financeira da Administração, mecanismo ainda hoje eficiente para zelar pela boa gestão dos recursos públicos. Mais recentemente, com a promulgação da Constituição de 1988, passa a exercer, também, a fiscalização operacional e patrimonial das entidades públicas, abrangendo, ao lado da questão da legitimidade, os aspectos de eficiência, eficácia e economicidade. 

FATOS HISTÓRICOS:
1929 O marinheiro Popeye apareceu pela primeira vez em tiras de quadrinhos. O personagem era criação de E.C. Segar. 
1942 A cantora Carmen Miranda, que fazia muito sucesso em Hollywood, recebeu uma homenagem da revista Fon-Fon. Ela foi retratada na capa usando um novo modelo de turbante criado pelo ilustrador.
1948 Membros do Partido Comunista de Nova York foram julgados por traição da pátria. O fato marcou o início do macarthismo, nome dado à perseguição de pessoas em atividades consideradas antiamericanas.
1969 Os Beatles lançaram o álbum Yellow Sumarine, na Inglaterra. O disco logo atingiu o topo das paradas musicais.
1976 A morte do operário Manuel Fiel Filho no prédio do DOI-CODI, em São Paulo, foi anunciada. Ele tornou-se um símbolo da opressão durante a ditadura militar.
2008 Uma professora britânica foi suspensa da escola em que dava aulas porque participou de um comercial picante há algum tempo atrás.
Aniversariante de 17 janeiro 
1706 - Ben Franklin cientista norte americano autodidata, inventor do para-raios. Participou da Declaração de Independência dos EUA.
1899 - Al Capone mafioso norte americano. Mandante de cerca de 400 assassinatos.
1931 - James Earl Jones ator norte americano de cinema.
1942 - Muhammad Ali boxeador norte americano, campeão mundial dos pesos pesados.
1962 - Jim Carrey ator comediante norte americano. Destaca-se depois de fazer o filme "O Máscara".
1982 - Mel Lisboa atriz brasileira.
PIADA DO DIA
Política
Um sujeito vai visitar um amigo deputado e aproveita para lhe pedir um emprego para o filho que tinha acabado de completar o supletivo do primeiro grau.
- Eu tenho uma vaga de assessor, só que o salário não é muito bom...
- Quanto é doutor?
- Pouco mais de dez mil reais!
- Dez mil? Mas é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso não doutor! Não tem uma vaguinha mais modesta?
- Só se for para trabalhar na Assembléia. Meio período.E eles estão pagando cinco mil!
- Ainda é muito, doutor! Isso vai acabar estragando o menino! O Senhor não tem um emprego que pagasse uns mil
ou até mil e duzentos reais?
- Ter eu até tenho. Mas aí e só por concurso e é para quem tem curso superior em Engenharia, Administração, Medicina, Economia, Direito ou Contabilidade, etc. E ainda tem que ter bons conhecimentos em informática além de Inglês, Francês e Espanhol fluentes..
fonte;quediaehojenet

Seguidores