terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fiart é aberta oficialmente pelo vice-governador



A 15ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) foi aberta oficialmente nesta segunda feira (25) pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal até o dia 31 de janeiro e tem o apoio do Governo do Estado.
            “Esse evento valoriza e divulga o nosso artesanato, mostrando a qualidade dos produtos produzidos aqui no Rio Grande do Norte”, disse Iberê. Este ano, o Governo do Estado está investindo R$ 30 mil reais destinados à publicidade e estrutura do evento.
Vista como uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, a Fiart conta com 355 estandes, que abrigam as produções de 1.300 artesãos de 18 países. No estande do Governo do Estado, um espaço de 300 metros quadrados abriga as produções de 77 artesãos de associações e cooperativas inscritas no Programa de Artesanato Potiguar (Proart).
Há 60 anos trabalhando como rendeira, dona Maria Helena Correia diz que iniciativas como essas são importantes para enaltecer a cultura potiguar. “As pessoas ficam impressionadas com o nosso trabalho, querem tirar foto da gente fazendo a renda e acabam levando o nosso produto para todos os lugares do mundo”, conta a artesã, que representa a associação Arte da Vila, do bairro de Ponta Negra.
Para Neiwaldo Guedes, coordenador da Fiart, a parceria, renovada a cada edição da feira, com o Governo do Estado, Sebrae/RN e prefeituras tem contribuído para o sucesso do evento e a comercialização em grande escala do produto artesanal potiguar. “Na última edição, a feira movimentou R$ 5 milhões com a venda de produtos, proporcionando mais renda para milhares de pessoas e estimulando a cadeia produtiva do segmento artesanal”, disse.
Além do vice-governador, estiveram presentes a prefeita Micarla de Sousa, o senador Garibaldi Alves, além do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, do diretor do SEBRAE, João Hélio, e dos secretários de Assistência Social do Estado e do Município, Gercino Saraiva e Rosy de Sousa.
 Homenagem
            O vice-governador Iberê Ferreira de Souza foi homenageado no evento pelos índios Tapajós. Ele recebeu um colar feito com sementes vermelhas, que segundo a tribo, leva sorte para quem usa. “Eles disseram que é para dar sorte, então eu vou usá-lo sempre”, brincou Iberê. Cinco tribos de diversos estados brasileiros expõem o artesanato indígena na feira. 

  Fotos: Alberto Leandro
Assessoria de Imprensa

Seguidores