quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

30 anos do Brasil e o novo PT

Há trinta anos – no dia 10 de fevereiro de 1980 – no Colégio Sion, em São Paulo, se realizava o Ato de Lançamento do Partido dos Trabalhadores que aprovou, por aclamação, o “Manifesto de Lançamento” do PT.
“O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do País para transformá-la” é a frase inaugural desse importante documento que dá início à organização formal do PT. De forma direta e clara, eis aí a nossa melhor síntese: somos brasileiros (as) que querem transformar a vida social e política do Brasil. E nestes trinta anos contribuímos de forma decisiva para isso.
Quem quer que se dedique a lançar, honestamente, o olhar sobre a recente história brasileira, certamente identificará o Partido dos Trabalhadores como um dos atores presente em todos os principais acontecimentos políticos das últimas três décadas.
Temos o que comemorar. A história do Partido dos Trabalhadores nos autoriza a realizar um balanço positivo de nossas ações, marcadas pelo papel transformador que o partido desempenhou ao longo dos anos. Podemos nos orgulhar do fato de nossos acertos superarem nossos erros.
Considero que a maior contribuição dada pelo PT ao Brasil foi a incorporação de milhões de pessoas à cidadania política. Até então, ressalvadas as raras exceções, a atividade política era privilégio de uns poucos representantes de grupos e famílias. O surgimento do PT possibilitou trazer, para a arena da política institucional, significativa parcela de excluídos.
E ao fazê-lo, ocupando espaços nos legislativos e executivos em sintonia e articulação com as demandas da sociedade civil, o PT contribuiu, e contribui, de forma decisiva, para o processo de mudanças na sociedade brasileira.
Os modos petistas de governar e legislar se transformaram em referências para a sociedade e são hoje incorporados, em seus muitos aspectos, às estruturas públicas e estatais brasileiras, criando novas institucionalidades.
O Governo Lula, e suas realizações rumo a um novo Brasil, nos indica que trilhamos os caminhos certos para alcançar o preconizado naquele Manifesto lançado em data já um tanto distante: “… o PT pretende chegar ao governo e à direção do Estado para realizar uma política democrática, do ponto de vista dos trabalhadores, tanto no plano econômico quanto no plano social.”
E chegamos. E realizamos. E muito mais realizaremos. Parabéns PT. Parabéns petistas!
Mineiro

Seguidores