terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Avanço no setor eólico atrai grupo português para o RN

Representantes da empresa foram recebidos pelo vice-governador nesta terça (23) 

            Dois novos parques de energia eólica construídos em Areia Branca definirão a mudança do Rio Grande do Norte de Estado importador para exportador de energia. Os representantes do Grupo Martifer, responsável pela instalação dos parques, foram recebidos nesta terça-feira (23) pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza, na Vice-governadoria.
As obras de implantação terão início no início de 2011 e devem durar 10 meses. A expectativa do grupo responsável é de que mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na região de Areia Branca, Mossoró e Porto do Mangue. De acordo com o secretário de Energia e Assuntos Internacionais Jean Paul Prates, a data limite para funcionamento do parque é julho de 2012, porém a expectativa é de que os parques já comecem a gerar energia em janeiro do mesmo ano.
Além dos atrativos naturais conseqüentes do fato do Rio Grande do Norte ter ventos abundantes e constantes, o Governo tem apostado em diversos incentivos, sejam eles fiscais ou de mobilização para chegada do Grupo ao Estado. O presidente do Martifer, Jorge Martins, ressaltou durante a reunião os incentivos dados. “O apoio institucional dos órgãos ambientais e de todas as secretarias do RN é essencial nesse processo”, destacou Martins.

“Essa é uma energia limpa, abundante, renovável, limpa e disponível em todos os lugares, principalmente no nosso Estado. Este será um importante reforço para que o RN não só seja autossuficiente no campo da energia, como também passe a exportar essa riqueza”, comentou o vice-governador.

Os empreendimentos em Areia Branca tem um investimento total em torno de 252 milhões de reais e irão gerar 50,4 Mega Watts de energia. “Para se ter uma ideia, esse montante de energia é o suficiente para aproximadamente 150 mil residências”, explicou Iberê.

O Martifer é um grupo multinacional, sediado em Oliveira de Frades (Portugal) com atividade centrada nos setores da construção metálica e das energias renováveis. A Martifer iniciou suas atividades em 1990 no setor das estruturas metálicas. No Brasil, assegurou 217,8 MW em projetos eólicos no Leilão de Energia de reserva realizado em dezembro de 2009. Os projetos, localizados no Ceará e Rio Grande do Norte, começam a ser construídos em 2011, estando a sua conclusão prevista para 2012. 

AUTOSSUFICIÊNCIA - Em 2012, o Rio Grande do Norte terá capacidade de gerar o dobro de energia elétrica que consome. Só as usinas de energia eólica já instaladas ou projetadas para os próximos três anos vão conseguir gerar mais que o dobro do consumo do Estado, uma situação inusitada no Brasil. No leilão federal de energia eólica, realizado em dezembro de 2009, o RN conseguiu 23 projetos vencedores, de um total de 71. Com isso terá em 2010 pelo menos mais 715 MW instalados. Só esses novos projetos superam o consumo de energia do Estado que é de 640 MW.
 Assessoria de Imprensa

Seguidores