sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Henrique quer tomar PP de Robinson e entregar a Iberê

O Partido Progressista (PP) no Rio Grande do Norte tem, de novo, seu futuro indefinido. Em disputa entre o grupo liderado pelo deputado estadual Robinson Faria (PMN), atual controlador da legenda, e os aliados do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), desde o ano passado, a sigla pode sofrer novas mudanças até a chegada das eleições.

Esta semana, em Brasília, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara, se encontrou com o presidente nacional pepista, senador Francisco Dornelles. No encontro, o peemedebista defendeu um posicionamento do partido a favor da manutenção da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no RN.

O principal argumento utilizado pelo potiguar foi o fato do PP ser o responsável pelo Ministério das Cidades, que tem como titular Márcio Fortes (PP), detentor de grandes fatias de recursos federais. Os encontros teriam contado com a presença do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), fato que foi desmentido pelo próprio por meio de sua assessoria de imprensa.

Intervenção

Ontem, poucos minutos antes de viajar para os Estados Unidos, onde passará o carnaval ao lado dos filhos, Henrique revelou ter recebido telefonemas de Dorneles e do líder do PP na Câmara, Mário Negromonte. O parlamentar recebeu a notícia de que a direção nacional da legenda decidiu fazer intervenções em todos os diretórios do partido. Com isso, uma nova comissão será empossada, também, no RN.

A decisão do PP tem como objetivo colocar nos diretórios estaduais todos os prefeitos e vice-prefeitos que não possuem espaço de decisão nas suas regiões. Entre os 167 municípios potiguares, 16 são administrados por pepistas. O prefeito de Passa e Fica, Pedro Lisboa, defensor da união com Iberê Ferreira, deverá ser reconduzido à presidência da nova comissão.

A intervenção deverá levar o PP diretamente para a base da governadora Wilma de Faria (PSB). Extra-oficialmente até integrantes do grupo de Robinson Faria (PMN) teriam admitido que a maioria dos prefeitos pepistas é favorável a aliança com Iberê. Dos 16, nove querem Iberê, que pode aumentar o leque a partir do momento em que assumir o governo e passe a concretizar parcerias administrativas com todas as cidades administradas pelos possíveis aliados.

Com a nomeação de uma nova comissão, o PP não realizaria mais as eleições para presidência do partido no próximo dia 8 de março, como estava previsto. Os novos membros do diretório é que decidiriam o futuro do partido.

Reação
O grupo liderado pelo deputado estadual Robinson Faria (PMN) foi pego de surpresa com a notícia de uma possível intervenção no PP potiguar. Até a última terça-feira, o deputado federal Fábio Faria (PMN), filho de Robinson, descartava qualquer possibilidade da direção nacional do PP interferir na decisão estadual da legenda.

Diante da novidade, os vereadores Albert Dickson e Chagas Catarino, o vice-prefeito Paulinho Freire, e os deputados Fábio e Robinson devem se reunir na tarde de hoje para discutir a novidade. Amanhã está previsto um encontro do grupo com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que apresentará seus projetos para governar o RN.
Fonte: O Jornal de Hoje

Seguidores