segunda-feira, 22 de março de 2010

Exploração sexual infanto-juvenil é tema de audiência nesta terça

Vereadora Júlia Arruda quer discutir problemática que pode afetar a imagem de Natal na Copa 2014.

Natal se prepara para receber o maior campeonato mundial esportivo, a Copa 2014, mas ainda não tem qualquer medida preventiva para evitar que problemas que afetam a capital, o sexo-turismo e a exploração sexual infanto-juvenil, prejudiquem a imagem da cidade neste momento em que receberá o maior número de visitantes de sua história. Diante disso, a presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, vereadora Júlia Arruda (PSB), propôs audiência pública, a ser realizada nesta terça-feira (23), às 9h, para discutir ações que podem ser empreendidas neste sentido.

Júlia convidou para esta audiência representantes do poder público, ONGs e empresariado ligado ao turismo, para, juntos, discutirem a problemática, diagnosticarem a situação e poderem encontrar medidas preventivas. Além do secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes (presidente do Comitê Executivo da Copa de 2014), foi chamado o secretário municipal de Turismo, Francisco Soares de Lima Júnior.

Do poder público municipal participam também o secretário da Juventude, do Esporte e do Lazer, Tertuliano Pinheiro, o titular da Secretaria Adjunta de Planejamento de Obras da Copa 2014, Antônio Luna, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio Texeira e a secretária de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa.

Foram convidados ainda a secretária de Conselho Estadual de Turismo (Conetur), Solange Portela, a delegada de Defesa da Criança e Adolescente, Adriana Shirley Caldas, o procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, o coordenador do CAOP da Criança e do Adolescente, promotor Sasha Alves e o promotor da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Dantas de Paiva.

Nesta audiência, grande expectativa para depoimentos das representantes do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) Casa Renascer, a coordenadora pedagógica, Sayonara Dias, e a diretora, Ana Paula Felizardo. Elas convivem com jovens envolvidas em situação de risco e sabem quais as formas de aliciamento a que são submetidas.

Situações como uma denunciada em site da ONG Repórter Brasil, no dia 17 de fevereiro, que contextualiza os preparativos para a Copa 2014 e a falta de cuidados no que se refere a medidas preventivas contra a exploração sexual infanto-juvenil. Uma repórter de São Paulo esteve em Natal e descobriu a forma disfarçada como o sexo-turismo está acontecendo na capital potiguar.

O site apontou que em um shopping center da cidade álbuns com fotos de adolescentes estariam circulando com oferta de “programas”. “As crianças não estão sendo mais oferecidas nas praias, nas ruas, mas através de books e as autoridades precisam estar atentas a isso”, enfatiza a vereadora, ressaltando que os aliciadores estão se aproveitando da situação para atuar de forma camuflada.

A vereadora ressalta que os preparativos para a Copa de 2014 não devem ficar focados somente em obras. É preciso realizar ações sociais preventivas. “Foi criado um Comitê de Planejamento para a Copa e só se falou em obras até agora, mas é necessário pensar em ações para combater problemas sociais como a exploração sexual infanto-juvenil”, declarou.

Dessa maneira, o trade poderá das importante contribuição nas discussões. Devem participar o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi Torquato Fontes e o vice-presidente, Murilo Felinto, o presidente do Pólo Via Costeira, Mário Barreto, o presidente da Cooperativa de desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística do RN (Coohotur), Fernando Paiva, o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindtur), Nilo Machado Pereira.

Como os shoppings aparecem como locais de aliciamento de jovens, a vereadora atentou para o convite de representantes desses centros comerciais. Devem participar da audiência os superintendentes do Praia Shopping, Maria Paula Rabelo, do Natal Shopping, Rodrigo Vitali e do Midway Mall, Afrânio Marineli.
 Assessoria de Imprensa

Seguidores