segunda-feira, 15 de março de 2010

Iniciativa de Ney Lopes Jr. instituirá o programa “Praia Acessível, Lazer para Todos”

Para a execução do projeto, a Prefeitura Municipal poderá celebrar convênios e acordos com empresas privadas, instituições de ensino e Ongs.
 
O vereador Ney Lopes Jr. (DEM) deu entrada hoje na Câmara Municipal do Natal em um projeto de lei que beneficiará os portadores de necessidades especiais. O “Projeto Praia Acessível, Lazer Para Todos”, busca a inclusão de deficientes físicos nas praias da capital através da prática de atividades esportiva e lazer em geral, sem as rotineiras barreiras arquitetônicas e naturais que normalmente inviabilizam esse tipo de atividade.

A iniciativa tem como objetivo, realizar o banho orientado, ações de divertimento e esporte adaptado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ney Lopes Jr. justifica a proposição dizendo que “as dificuldades que as pessoas com deficiências passam para chegar até a areia da praia são grandes. Muitos deles, aliás, nunca tiveram contato com o mar devido à existência de obstáculos, o que torna inviável tal lazer e prazer”.

Segundo o autor, o projeto estabelece ainda que a acessibilidade ao mar e à areia seja feita através de uma esteira onde diversas atividades esportivas acontecerão. Como, por exemplo, vôlei sentado, frescobol adaptado, futebol, natação.

Além dessas atividades o projeto de lei prevê a colocação de cadeiras anfíbias, para facilitar o acesso ao mar, acompanhamento com fisioterapeutas e profissionais da área de educação física. A proposta tem caráter itinerante e acontecerá inicialmente aos domingos, das 9h às 14h, uma vez por mês em praias diferentes do município de Natal. 
Fonte: Assessoria

Seguidores