quinta-feira, 29 de abril de 2010

Deputados estaduais aprovam empréstimo de R$ 77 milhões

Os deputados de oposição mantiveram o embate com o governo do Estado durante a sessão legislativa de ontem, embora tenham acabado por aprovar a polêmica mensagem governamental n.º 145/2010, que autoriza o Executivo a contratar um empréstimo no valor de R$ 77,6 milhões, a serem gastos com obras de mobilidade urbana em Natal. A matéria somente pôde ser apreciada com dispensa de tramitação após concordância do  deputado Getúlio Rêgo (DEM), único membro do colegiado de líderes que ainda não havia acatado o pedido de urgência do projeto. A votação foi rápida – apenas o líder do PMDB, José Dias optou por abster-se, tendo os demais posicionado-se pela aprovação. “Isso demonstra que a Assembleia em nenhum momento esteve contra a Copa do Mundo, como quiseram plantar. Nós queríamos transparência para poder apreciarmos e votarmos a mensagem”, atestou o presidente da AL, Robinson Faria (PMN).
Ao discutirem a matéria, a bancada da oposição não economizou críticas ao governo de Iberê Ferreira de Souza (PSB). O deputado Ricardo Motta (PMN) enfatizou que as dificuldades na apreciação da matéria iniciaram-se por não haver o Executivo encaminhado os esclarecimentos necessários para análises dos deputados. A declaração do deputado do PMN culminou em outra crítica, desta vez do líder do DEM, Getúlio Rêgo. Ele disse que “a equipe do governo é fraca e lenta” e não desenvolve a contento os trabalhos administrativos. O deputado José Dias, líder do PMDB, pediu para que fosse registrada sua “indignação contra a campanha sórdida que o governo fez contra os deputados”.
Em contraste a acidez dos discursos da bancada de oposição os deputados do governo evitaram travar um embate, inclusive fazendo elogios aos parlamentantes oponentes. O deputado Gustavo Carvalho (PSB) classificou de “desprendimento” da bancada de oposição a apreciação da matéria em regime de urgência. Atuando como principal porta-voz do Executivo, o deputado Fernando Mineiro (PT) observou que os deputados agiram de maneira coerente, salientando o papel “legítimo” da oposição de contestar e também do governo de defender as matérias encaminhadas pelo Executivo. A deputada Márcia Maia (PSB) disse que os prazos estipulados pela Fifa estão sendo cumpridos à risca pelo governo do Estado.

Guia Dantas – Repórter. Tribuna do Norte

Seguidores