sábado, 24 de abril de 2010

Dr. Antonio Petronilo

História de vida

Parelhas RN e Antônio Petronilo Dantas Filho
Antônio Petronilo Dantas Filho nasceu no dia 03 de novembro de 1943 em uma pequena propriedade rural denominada Sítio Lajedo, encravada na divisa entre as cidades de Parelhas e carnaúba dos Dantas, foi registrado como natural da terra do saudoso Caetano Dantas.
Filho dos professores e agricultores Antônio Petronilo Dantas e Francisca Jacinta Dantas, casal de fibra, de honestidade e de sabedoria que sempre primou pela educação de seus doze filhos. Em épocas mais difíceis, parte dos irmãos se dedicava ao trabalho rural para que outros tivessem a oportunidade de estudar, assim os irmãos, com muito esforço e dedicação, venceram as dificuldades vividas, alternando, período de estudo e de trabalho.
Com seus familiares trabalhou na agricultura e na pecuária na pequena propriedade da família. Vendeu fazenda de tecido em lombo de mulas e jumentos nas zonas rurais e feiras do interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Também, trabalhou com seu pai na construção da BR-304 no programa “emergência”, foram tempos muito difíceis, mas superados pelo espírito sertanejo de bravura e disposição que lhes é inerente.
Foi um menino focado e determinado, assim como seus irmãos, iniciou seus estudos com seus pais, até fazer o antigo exame de admissão (quinto ano da época). Estudou na escola técnica de agronomia em Currais Novos/RN e em Bananeiras/PB. Posteriormente, mudou-se para a cidade de Recife/PE, aonde com a ajuda de seus irmãos, Aécio Medeiros e Itamar Medeiros, pode cursar a faculdade de medicina na Universidade Federal do Pernambuco, se especializando em endoscopia digestiva e cirurgia geral.
Ao concluir sua formação, retornou para o Rio Grande do Norte com o intuito de exercer seu ofício em sua terra – o Seridó, porém encontrou obstáculos impostos por oligarcas políticos locais, que não queriam correr o risco de ver surgir um novo líder político. Aquele jovem médico e filho de Antônio petronilo Dantas (político em Carnaúba dos Dantas pelo velho MDB), apesar da necessidade da Região em ter um cirurgião, ele poderia vir a representar uma nova força política local e com isso quebrar o ciclo vicioso de poder na Região, ou seja, medo de que ele também viesse a ser político, lutando pelos interesses dos mais humildes como seu pai sempre fez. Então foi trabalhar na Região Potengi (São Paulo do Potengi, São Tomé, Barcelona, etc) com a ajuda do Dr. José Augusto Dantas (Secretário de Saúde do Estado a época) e do saudoso Francisco Serafo (in memoria).
Em 1979, Dr. Antônio Petronilo Dantas Filho recebeu o convite tão almejado, o de retornar a sua terra natal, quando Dr. Arnald Macedo de Oliveira (prefeito a época) e Francisco Marcolino (secretário municipal) foram a sua casa em São Tomé/RN e o chamaram para trabalhar no Hospital recém inaugurado em Parelhas. Aceitou de pronto a proposta e começou a prestar seus serviços na Região com o amor e dedicação que lhe peculiar, ganhando, em curto espaço de tempo, a credibilidade e confiança dos cidadãos Seridoenses, fazendo cirurgias e trabalho com a prevenção de saúde nas cidades de Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Acarí, Cruzeta, Santana do Seridó, Equador entre outras cidades circunvizinhas.
Foi prefeito da cidade de Parelhas por três mandatos (1992-1996, 2000-2004 e 2004-2008), fazendo seu sucessor neste último, Francisco de Assis Medeiros (PT). Em seus mandatos primou pelo investimento nas causas sociais e em especial na educação e na saúde, criou várias creches, escolas, centro de cultura, investiu em infra-estrutura e saneamento, qualificação dos professores municipais e demais funcionários, prevenção da saúde, combate as drogas, incentivo ao cooperativismo com a criação de diversas associações (pescadores, mineradores, cerâmicas, artesanato, idosos, esportistas, etc).
Atualmente, Antônio Petronilo continua exercendo a medicina atendendo e realizando procedimentos cirúrgicos em várias cidades do Seridó, Oeste e na grande Natal. Na política, sempre atuante defendendo os interesses dos mais necessitados, principalmente os anseios da população ligados à saúde e a educação representando a Região do Seridó.

Sábado 24/04, será o lançamento da pré-candidatura de Antônio Petronilo Dantas Filho

Fonte: http://antoniopetronilo.com.br

Seguidores