quinta-feira, 29 de abril de 2010

Rosalba pede aprovação de projeto de sua autoria que isenta caminhoneiros autônomos do IPI

_Rosalba A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) reforçou em Plenário na tarde desta quarta-feira (28) a importância do projeto de lei (PLS 380/09) de sua autoria que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) veículos de carga quando adquiridos por transportadores autônomos.

         - Nós gostaríamos bastante que esse projeto fosse agilizado, porque ele trata da isenção de forma permanente para os caminhoneiros autônomos, aqueles que têm no seu caminhão, na sua caminhonete o seu instrumento de trabalho - disse.

         Rosalba informou que o projeto já foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura e tramita agora na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde é relatado pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Na CAE, o projeto é analisado em caráter terminativo.

         Ela comemorou o resultado da audiência pública realizada sobre o tema na manhã desta quarta-feira, promovida pela Subcomissão de Defesa do Trabalho e do Emprego da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), com intuito de aprimorar o Estatuto do Motorista. De acordo com ela, participaram do evento motoristas, sindicatos e associações representativas da categoria.

         Rosalba explicou que o PLS 380/09 conferiria aos motoristas de carga um benefício semelhante ao que têm direito os taxistas autônomos, que também são isentos de IPI na compra de seus veículos.

         - Eles têm como instrumento de trabalho o veículo. E, muitas vezes, geram, indiretamente, outros empregos. É importante para que tenhamos uma frota, realmente, renovada. Isso é bom para o tráfego, é bom para evitar acidentes, bom para o meio ambiente - disse.

 

Comissão do Senado aprova requerimento de Rosalba para discutir energia solar e eólica no país

A Comissão de Infra-Estrutura (CI) do Senado aprovou hoje requerimento da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) para discutir quais as vantagens, desvantagens e custos para a captação da energia solar e eólica no Brasil. A senadora apresentou requerimento solicitando uma audiência pública com especialistas na área para que expressem os pontos favoráveis e desfavoráveis para a implantação dessas energias no país. Até a próxima semana, os senadores deverão propor os participantes.

Rosalba Ciarlini tem demonstrado sua preocupação em o Brasil destinar a maior parte de seus recursos para a exploração do Petróleo. Ela citou que vários países utilizam energia solar e eólica como principais fontes de energia. “Em vários países da Europa, a produção de vinho conta com a energia solar. Queremos que o Brasil siga esse exemplo, principalmente por se tratar um país que tem grande potencial para a exploração dessas duas energias”, disse a senadora.

Vários senadores elogiaram a iniciativa de Rosalba Ciarlini, entre eles, o próprio presidente da Comissão, senador Fernando Collor.

Fonte: Assessoria

Seguidores