quinta-feira, 27 de maio de 2010

Inaugurada nova sede da Justiça Eleitoral em Currais Novos

Localizado na região do Sítio Totoró, a 2 quilômetros do Centro de Currais Novos, o prédio do Fórum Eleitoral foi inaugurado pelo desembargador Expedito Ferreira de Souza, na noite de ontem (26). O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) não escondeu a satisfação em entregar aos eleitores do município e dos vizinhos Cerro-Corá e Lagoa Nova, uma estrutura moderna e pronta para funcionamento. A obra começou em 14 de agosto de 2009 e representa um investimento, aproximadamente, de R$ 300 mil.
“Depois de nove meses, concluímos a sede do cartório eleitoral, que recebe o nome do grande expoente do Direito, Mário Moacyr Porto”, frisou o desembargador em entrevistas concedidas à imprensa curraisnovense antes do início da solenidade.
Para o juiz da 20ª Zona Eleitoral, Valdir Lobo, na realização da obra, “prevaleceu a visão empreendedora da gestão do desembargador Expedito, que construiu vários fóruns em cidades interioranas e este é um dos mais modernos,erguidos no Estado”, destacou o magistrado em seu pronunciamento, no início do ato.
MARCA
Marcelo Porto, filho do jurista e escritor Mário Moacyr Porto (1912-1997), lembrou a trajetória de promotor, juiz, desembargador, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, primeiro reitor da UFPB, presidente da seccional da OAB no Rio Grande do Norte, membro das academias de letras da Paraíba e do Rio Grande do Norte, seguida por seu pai.
Mário via RN e PB, seu estado Natal como uma terra só, talvez porque tenha deixado marcas nas duas. “Agradeço ao desembargador Claudio Santos a propositura desta homenagem”, salientou Marcelo. O literato, professor de Direito Civil da UFRN, foi comparado pelo filho aos minérios. “Brilhante, raro e de grande valor, assim era Mário Moacyr Porto” – pontuou Marcelo, que da mesma maneira que o pai, enveredou pelo caminho do empreendedorismo no setor mineral.
Membro da turma de 1976 do curso de Direito da UFRN, o desembargador Claudio Santos, vice presidente do Tribunal Regional Eleitoral, disse que o Estado deve muito ao homenageado e, sobretudo, a região do Seridó. “Esta região tem grandes homens e mulheres públicos, e memória dessas pessoas deve ser preservada”, enfatizou ao sugerir que seria interessante a promoção de concursos de redação para estudantes sobre personagens como Mário Moacyr Porto.
DESENVOLVIMENTO
O prefeito Geraldo Gomes mencionou a contribuição da obra do TRE para o desenvolvimento da cidade. “A Cidade Jurídica de Currais Novos vai tomando forma”, citou ao acrescentar a vinda das sedes da Justiça do Trabalho e da OAB para a região do Totoró, onde há projetos de construção de condomínios. Em frente ao fórum eleitoral existe uma unidade do Instituto de Educação Tecnológica (IFRN). E a prefeitura fez o acesso rodoviário ao local.
Além do presidente da Corte Eleitoral, do vice, do prefeito, do juiz eleitoral e do representante da família do homenageado, diversas autoridades estiveram presentes à cerimônia. O procurador do Estado, Ivanildo Albuquerque (representando o governador Iberê Ferreira de Souza); o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, desembargador aposentado Cristovam Praxedes, e a diretora geral do Tribunal, Andréa Campos.
No ato, o secretário de Segurança, que foi juiz da Comarca de Currais Novos por muito anos, e a ex-servidora da Justiça Eleitoral, Marta Cortez, foram homenageados pelo serviços prestados à Justiça no município. Fonte: TRE/RN.

Seguidores