sábado, 19 de junho de 2010

IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - ANPUH/RN

Convidamos para a participação no Simpósio Temático 10 - História, territórios e identidades, que terá lugar durante o IV Encontro Estadual de História do Rio Grande do Norte: Identidades na História, a ser realizar em Natal-RN no período de 16 a 20 de agosto de 2010, no Campus Central da UFRN.
Ementa: O simpósio temático objetiva reunir trabalhos que abordem as identidades, os territórios e as relações identidades/territórios, em diferentes temporalidades. Partimos da premissa de que o(s) território(s) constitui(em)-se enquanto espaço(s) apropriado(s) e produzido(s) pelo homem, em diferentes temporalidades e contextos. Dessa maneira, o território é pensado a partir de encontros e embates entre diferentes grupos sociais; da formação de cartografias como ribeiras, arraiais, povoados, freguesias, vilas e cidades; da construção de espaços como a casa, a praça, a rua, a livraria, o beco, o subúrbio; e da percepção de que diferentes espaços apropriados pelo homem (sejam em escala macro ou microscópica) dispunham de cenários permitidos e proibidos, perpassados por relações de poder. Os processos de construção das identidades, dessa maneira, estão intimamente ligados à produção de territórios (geográficos, de gênero, étnicos, sociais, simbólicos, a exemplo) e à construção das idéias de memória, sentimento e pertencimento.
Coordenadores: Prof. Drando. Helder Alexandre Medeiros de Macedo - PPGH/ UFPE, Prof. Ms. Marcos Antônio Alves de Araújo - IFRN, Prof. Rosenilson da Silva Santos - PPGH/ UFRN
O prazo para submissão de trabalhos em STs vai até o dia 20 de junho.
Os interessados devem se inscrever a partir do próprio site do evento, preenchendo a ficha de inscrição e anexando o comprovante de pagamento da inscrição.
O site do evento é: http://www.rn.anpuh.org/evento_4eeh.shtml.

Fonte: Helder Macedo.

Seguidores