segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ronda Escolar começa hoje 21/06/2010

As escolas da região metropolitana de Natal terão um reforço na segurança a partir de hoje (21), quando o governador Iberê Ferreira de Souza implanta o projeto Ronda Escolar, iniciativa inédita no Rio Grande do Norte. O projeto do governo do Estado, implantado pela Polícia Militar, contará com efetivo exclusivo de 60 policiais e 15 viaturas, que reforçarão o policiamento das 07h às 22h30 nas áreas das escolas. A solenidade de lançamento será realizada a partir das 08h, na Escola Estadual Dulce Wanderley, na Redinha.

“O principal objetivo desse programa é inibir a venda de bebidas alcoólicas em frente às instituições escolares, reprimir efetivamente o uso de entorpecentes e desencorajar grupos que gerem tumultos ou desordem”, explica o governador. De acordo com o Coronel Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o trabalho será feito com abordagens em torno das escolas, torcidas organizadas e também será voltado para a comunidade.

Diretores, educadores, líderes estudantis e um efetivo de 60 policiais militares da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas, estarão mais próximos, interagindo entre si para uma escola mais segura. Para orientar o trabalho dos policiais, já foi feito um mapeamento das áreas vulneráveis ao uso e comércio de drogas nos bairros de Natal, junto às gangues e torcidas organizadas. A ação resultou nos “Corredores Educacionais”, que são as áreas onde estão instaladas a maioria das escolas particulares e públicas.

O Ronda Escolar será implantado nas áreas de atuação do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas. De caráter social e preventivo, o Programa desenvolvido no Rio Grande do Norte é destaque em todo o país. O trabalho é feito por policiais militares em salas de aula, uma vez por semana, durante quatro meses em média, em escolas públicas e provadas, para os alunos que estejam cursando 5º ou 7º anos do Ensino Fundamental.

Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Caraúbas, Florânia, Tenente Laurentino, Bom Jesus, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Parelhas, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Serra Negra do Norte, Goianinha, Lagoa Nova são os municípios atendidos pelo Programa no Estado. Fonte: Tribuna do Norte.

Seguidores