quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rosalba assegura durante sabatina a universitários que fará o RN acontecer

GetAttachment3.aspxOs alunos de jornalismo da UNP - Universidade Potiguar convidaram a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), pré-candidata ao governo do estado do RN, para participar de uma aula prática de jornalismo. A coordenação do curso preparou uma coletiva de imprensa. A senadora Rosalba Ciarlini atendeu ao convite dos alunos da Universidade Potiguar (UnP), e ontem (23), por uma hora foi sabatinada pelos estudantes de jornalismo. A condução dos trabalhos ficou sob a responsabilidade da diretora da Escola de Comunicação, Valéria Credidio.
         Rosalba explicou sua atuação no senado, falou um pouco de sua história política, legado da gestão como prefeita de Mossoró e suas linhas de ação para as áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública, considerada pelos alunos como as mais críticas no Estado. “Considero importante e fundamental a formação acadêmica. Sempre que recebo um convite assim procuro conciliar com minha agenda. A universidade e os alunos estão de parabéns por estimular ações como essa. Registro que sou favorável ao diploma de jornalismo”, disse Rosalba Ciarlini.
         Veja alguns trechos dos temas que despertaram perguntas pelos estudantes universitários do curso de jornalismo da Universidade Potiguar.
Os estudantes universitários quiseram saber como surgiu o símbolo da Rosa nas campanhas de Rosalba:
Rosalba respondeu que surgiu nas ruas de Mossoró. “Eu ia passando no carro e um jovem que trafegava de bicicleta gritou: “Dá-lhe Rosa!”. Eu achei aquilo interessante. Comentei com alguns amigos e de repente um e outro começou a me chamar de “minha rosa”, aquilo foi pegando, foi ficando... O marketing gostou disso e adotou a Rosa como um símbolo”, explicou.
Sobre as pesquisas que colocam a senadora em primeiro lugar nas intenções de voto para o Governo do Estado.
Rosalba afirmou ficar feliz e afirmou ser um reflexo do seu trabalho. “Mas isso é uma intenção. Vou trabalhar para colocar o voto nas urnas que se abrirão no dia 03 de outubro”.
A senadora foi questionada como a cultura pode ser melhor aproveitada no Estado, assim como ela fez em Mossoró.
Na visão de Rosalba o nosso estado tem potencial e precisa ser valorizado tendo a cultura como instrumento impulsionador do Turismo Regional. “Através da cultura é possível agregar, ensinar, formar e promover o engrandecimento das pessoas. Podemos promover cidadania e estimular a economia através de um calendário cultural sustentável”, disse.
Na área econômica foi perguntado o que pode ser feito no RN e também como ela se sente ao ter sancionada uma lei de sua autoria, a ZPE do Sertão.
Na opinião de Rosalba ainda existe muita coisa a ser feita para aquecer a economia potiguar. “A ZPE do Sertão é um passo. Vamos ver esse sonho se concretizar. Fico feliz em ver sancionado um projeto de minha autoria que ajudará a alavancar o desenvolvimento do RN. Fico triste em saber que no Agreste existe um “city gate” que não é aproveitado, vamos trabalhar pra fazer acontecer e levar o gás para futuras indústrias que lá poderão se instalar.
Como a senhora pretende resolver os problemas críticos da educação, saúde e segurança?
Vou trabalhar pra fazer acontecer. Tenho experiência para isso. Nas minhas caminhadas procuro conversar, visitar, conhecer de perto. O problema maior é gestão. As coisas precisam funcionar. A população pede tão pouco. Pede um médico, pede um professor em sala de aula, policial nas ruas. Sou médica. É de minha natureza ver as coisas acontecendo e tendo solução.
Na educação temos que fazer um pacto. Ter metas, cobrar resultados. Os índices mostram que estamos na lanterninha. “Isso não me assusta. Pelo contrário. Me desafia”, disse.
A segurança tem que ter uma mão firme é preciso investir na prevenção e na inteligência. Equipar com racionalidade, prestigiar o trabalho policial e organizar as corporações.
Na saúde é preciso colocar os hospitais regionais para funcionar. Só assim vai desafogar a capital. Hoje tudo vem para Natal. Até um parto. Na meta do milênio mostra que não vamos conseguir índices satisfatórios para mortalidade materna. É preocupante, sério, são seres humanos que estão morrendo. Estamos alertando todos os dias.
Por fim, os universitários indagaram sobre seu trabalho no parlamento x sua candidatura ao governo do estado.
A senadora respondeu que seu estilo de trabalho é visitando as bases e esse fato é concreto e não somente no discurso. “Durante a campanha eu dizia que seria uma senadora presente e de fato sou. Procuro atender os convites, gosto e faço questão do contato direto com a população. Tenho sensibilidade e isso me permite trabalhar em sintonia com os anseios. Foi em Currais Novos conversando, informalmente, com os mototaxistas que peguei a relatoria do projeto que tramitava no Senado. Hoje a profissão já foi sancionada”, disse.
A senadora também exemplificou que foi na cidade de Caraúbas ouvindo a justa reclamação de um jovem, que tinha passado em primeiro lugar há dois anos num concurso público e não tinha sido chamado para o emprego. Foi aí que ela entrou com um projeto que está tramitando no Senado obrigando que todo concurso público determine o número de vagas a serem preenchidas no prazo de 90 dias. Assessoria
GetAttachment2.aspx

Seguidores