quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GRUPO DE TEATRO DO CAPS PARELHAS É DESTAQUE NACIONAL‏

ENTREGA DE CERTIFICADOSUm grande evento foi promovido na noite de ontem (25), na AABB de Parelhas, pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município para homenagear o grupo Iluminarte, composto por usuários do centro. O grupo foi premiado no concurso Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade 2009 com o projeto de teatro “Luz da Vida”. O processo seletivo foi realizado pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Durante as comemorações, os 20 integrantes do Iluminarte receberam certificados e se apresentaram ao público, composto por familiares dos usuários e autoridades Municipais, entre elas o Prefeito Francisco Medeiros. “É um orgulho para o município receber um prêmio através de um trabalho de inclusão social tão bonito como o Iluminarte e possuir um CAPS que é referência em todo o Estado do Rio Grande do Norte”, elogiou o prefeito.

A seleção reuniu 395 inscritos de todo o Brasil, sendo 55 do Nordeste. Segundo a idealizadora do projeto e psicóloga do CAPS, Salma Meira de Souza, o único grupo premiado nesse concurso no Rio Grande do Norte foi o Iluminarte. “No Nordeste foram nove selecionados, porém, no Estado o único grupo premiado foi o Iluminarte”, afirmou.

O CAPS Parelhas, fundado na cidade em Julho de 2006, abrange também os municípios de Carnaúba dos Dantas, Equador, Santana e Jardim do Seridó. Atualmente, o centro possui 85 usuários divididos entre intensivos – que frequentam os dois turnos e fazem quatro refeições diárias – e semi-intensivos – que ficam apenas um horário.

De acordo com a coordenadora do CAPS, Régia Assis, o sucesso no trabalho se deve a inclusão social dos usuários. O Centro desenvolve diariamente atividades terapêuticas como oficinas de trabalhos manuais, atividades físicas, grupo de teatro, relaxamento e alongamento, passeios, festas comemorativas, orientação nutricional, entre outras. “O mais importante é envolvê-los nessas atividades”, disse.  Assessoria.

Seguidores