quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Carro feito de bambu é atração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Quem visitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai se deparar com um carro feito de bambu. Desenvolvido por alunos de engenharia civil, elétrica e mecânica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, o protótipo ficou pronto depois de um ano de trabalho. 

Toda a estrutura do veículo é de bambu, como o banco e o suporte para o volante. Os pneus e o volante são do mesmo material usado em um carro convencional. O pequeno carro, parecido com um jipe, é movido a quatro baterias e tem capacidade de transportar de duas a três pessoas. Não tem teto nem velocímetro e pode chegar a 40 quilômetros por hora. 

“É um projeto piloto. Era para mostrar aos alunos que engenharia não se limita a concreto e aço e dar uma noção de sustentabilidade”, disse o doutorando em estruturas da PUC e um dos orientadores do projeto, André Guedes Pinto.

O custo do carro de bambu foi de aproximadamente R$ 6 mil. O veículo está exposto no estande do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na feira, que vai até domingo (24). O tema da edição deste ano é Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. 

Outra atração é o túnel sensorial, criado por estudantes do curso de fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB). No túnel, o visitante tem de caminhar com os olhos vendados em um pequeno corredor e descobrir – com o tato, o olfato e a audição - o que há dentro de caixas de papelão, como folhas secas, geleia, palha e arroz.  A atividade é para mostrar como uma pessoa cega se orienta por meio dos outros sentidos, segundo a graduanda e participante do projeto Paula Marques.

“Foi fácil porque me ajudaram a andar sem enxergar. Acho que deve ser difícil um cego andar por aí”, disse o estudante Marcos Felipe, de 11 anos, que experimentou o túnel sensorial. A semana tem mais de 10 mil atividades programadas até o próximo domingo em 300 cidades do país, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Fonte: Agência Brasil.

Seguidores