domingo, 31 de outubro de 2010

Descoberta de professores ajuda no controle biológico de praga

Parasitóide é capaz de reduzir drasticamente o uso de agrotóxicos na cultura da melancia
Descoberta de professores ajuda no controle biológico de praga
Os descobridores do inimigo natural do pulgão-verde, professores Adriano e Luciano
Os professores  Luciano Pacelli, Edmodson Reginaldo e Adriano Soares do núcleo de Agroecologia do Campus Ipanguaçu identificaram um inimigo natural do Aphis gossypii - o pulgão-verde que costuma atacar os pomares do Vale do Açu.  Eles trabalharam em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Lavras – UFLA, de Minas Gerais, e tiveram o resultado da pesquisa publicado na Scientific Eletronic Library Online, biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
 “O pulgão é uma praga seriíssima em várias culturas e, especialmente, na melancia produzida na região do Vale do Açu”, explica Pacelli. Segundo o professor, essa praga suga a seiva, impedindo a fotossíntese, além de ser vetor de viroses em plantas.
Nesse trabalho, os pesquisadores identificaram um parasitóide que, diferente de um parasita, ataca organismos de mesma classe.  A Lysiphlebus testaceipes é uma pequena vespa, da mesma ordem das formigas e das abelhas.  Ele se desenvolve dentro de um pulgão. O processo dura apenas 10 dias. A fêmea de Lysiphlebus coloca seu ovo dentro de um pulgão ainda não parasitado.
Em seguida, a larva da vespinha eclode e se alimenta da parte interna do pulgão que fica completamente mumificado. Após 10 dias, ele se torna adulto, abre um orifício na parte posterior do pulgão mumificado e sai. Ao sair, ele irá procurar parceiros para se acasalar e o ciclo reinicia. Essa espécie, portanto, poderá ser incluída em um programa de manejo integrado de Aphis gossypii.  "Esperamos com isso reduzir drasticamente o uso de agrotóxicos, pois a utilização de inimigos naturais  é uma das formas mais sustentáveis de combate às pragas”, explicou o professor Pacelli. Fonte: IFRN.


Artigo da revista em que o carnaubense Dr. LUCIANO PACELLI É destaque.

Scientific Eletronic Library Online

MACEDO, Luciano Pacelli Medeiros et al. Ocorrência de Lysiphlebus testaceipes parasitando Aphis gossypii na melancia no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Cienc. Rural [online]. 2010, vol.40, n.9, p. 2030-2032. Epub 17 de setembro de 2010. ISSN 0103-8478:. 10.1590/S0103-84782010005000148 doi.
Este é o primeiro relato do parasitóide Lysiphlebus testaceipes (Cresson) como um agente de controle biológico do pulgão Aphis gossypii Glover na cultura da melancia no Vale do Açu, RN. Observou-se que perto da colheita, todos os pulgões coletadas foram quase mumificados, e depois de analisar os parasitóides, o parasitóide L. testaceipes foi identificado. Portanto, no futuro, essa espécie pode ser incluído na A. gossypii programas de gestão integrada.
Palavras-chave: pulgão; controle biológico; Citrullus lanatus; insetos-praga.


PUBLICIDADE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS-RN
Logomarca da Prefeitura

Seguidores