sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Doryan Gray restaura painéis de Newton Navarro no IFRN

Restauro painelO artista plástico Dorian Gray Caldas iniciou, essa semana, no Campus Natal-Central do IFRN, a restauração dos painéis-murais pintados por Newton Navarro para a inauguração das instalações do prédio, em 1967.

Na época, Navarro e Dorian estavam introduzindo o movimento modernista em Natal e foram convidados pelo então presidente do Conselho de Representantes da Escola Industrial Federal do Rio Grande do Norte (EIFRN), Luiz Carlos Abbott Galvão, para estampar sua arte nas quatro rampas de acesso às salas de aula do edifício, no gabinete da direção e no antigo refeitório.

Os painéis das rampas têm como tema “leitura e trabalho” e Restauro painel_02utilizam as técnicas do grafite, cera e nanquim. Apesar do tempo, as obras se encontram praticamente inalteradas. Em entrevista concedida à equipe de Comunicação Social, Dorian disse que os painéis representam um dos raros painéis-murais de Newton conservados de maneira correta. “Considero que um dos mais importantes trabalhos de Newton foi este que ele fez na Escola Industrial”.

Dorian Gray ainda trabalhará na restauração na próxima semana, pela manhã e à tarde, com o auxílio de dois pintores. O artista é autor de um dos lados do painel da rampa de acesso ao primeiro andar e também do mural pintado no Gabinete da Direção Geral, que trata de elementos do folclore potiguar – bumba-meu-boi, coco de roda, coroação de reis, etc. Fonte: IFRN

Seguidores