quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Governadora participa da abertura oficial da XVI Fiart

image A governadora Rosalba Ciarlini visitou a décima sexta edição da Feira Internacional do Artesanato – Fiart na noite desta terça-feira (25), onde participou da abertura oficial do evento. Ao chegar ao Centro de Convenções de Natal, Rosalba foi recebida por alguns de seus auxiliares e cumprimentada pelo público. Em seguida, a governadora acompanhou o empresário Neivaldo Guedes, idealizador da Fiart, na visita aos stands.

Logo na entrada, Rosalba foi saudada por índios das tribos Potiguaras (RN), Pataxó (BA) e Fulni-ô (PE), que apresentaram uma dança típica de boas-vindas. Já no stand do Sebrae-RN, onde aconteceu a solenidade oficial de abertura da Feira, a governadora foi presenteada com uma réplica do Arco do Triunfo de Caicó, representando o tema desta edição do evento – Artesanato, atividade de fé, identidade de um povo -, dedicado à região Seridó do Estado. A peça foi fabricada pelo artesão Antônio Santana de Lima, de Ceará-Mirim, e entregue pelo também artesão João Gregório.

A solenidade abriu espaço, ainda, para homenagear os artesãos que participam da Fiart desde sua primeira edição, como é o caso de Ilka Bente, 78 anos, natural de Santa Catarina, que recebeu das mãos do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Silvio Bezerra, uma réplica do Arco do Triunfo. A artesã caicoense Dilma Medeiros Josué, que também está em sua 16ª Fiart, recebeu de Rosalba Ciarlini outra réplica do Arco do Triunfo e falou sobre a alegria em ter esse presente em mãos. “O Arco é a coisa mais importante que Caicó tem. Caicó é uma cidade de fé”, disse.

Após as homenagens, a governadora falou ao público sobre a importância da parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, que incentiva a feira e, consequentemente, o empreendedorismo do povo potiguar. “Vocês não imaginam a alegria de estar aqui vendo o sucesso dessa feira. Esse é um exemplo de parceria”, comentou. Rosalba ainda lembrou que a Fiart estimula a geração de emprego e renda, além do turismo, ressaltando a vocação do potiguar de saber receber bem seus visitantes.

A governadora também lembrou seu objetivo de transformar Natal na capital nacional do folclore e parabenizou a região Seridó pelo exemplo que dá a todo o Estado ao valorizar os produtos criados por seu povo. “Vou confessar uma coisa, sou da região Oeste, mas o Seridó ensinou e continua ensinando que é preciso conhecer para tornar a região um pólo de geração de renda e desenvolvimento”, revelou Rosalba Ciarlini.

Ao final do discurso, houve a apresentação cultural dos índios da Tribo Pataxó (BA). Além da governadora Rosalba Ciarlini, estiveram presentes à solenidade o prefeito em exercício de Natal, Paulinho Freire; os secretários de Estado de Segurança Pública, Aldair da Rocha; da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; do Turismo, Ramzi Elali; do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; da Cultura, Isaura Rosado; e da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro. Compareceram, ainda, os comandantes da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, e do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas. Assessoria.

Seguidores