quarta-feira, 18 de maio de 2011

AGRIPINO PRETIGIA MINISTRO GARIBALDI NA CAS DO SENADO

image O senador José Agripino participa na manhã desta quarta-feira (19) da reunião da CAS – Comissão de Assuntos Sócias do Senado - para prestigiar o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. O Ministro potiguar foi convidado para detalhar o plano de governo do Ministério aos parlamentares da Comissão, presidida pelo senador Jayme Campos (DEM-MT). A maior parte dos projetos da área previdenciária, em tramitação no Senado, passa pela CAS e mais de 20 propostas sobre o tema estão prontas para serem votadas na Comissão.

Os parlamentares do Rio Grande do Norte dominaram a cena no início da reunião. Na mesa principal, o presidente da comissão coordenou os trabalhos, ladeado pelos senadores José Agripino (DEM-RN), Garibaldi Alves (PMDB-RN) e do ministro potiiguar. Além disso, a autoria do requerimento para o comparecimento do Ministro é do senador Paulo Davim (PV-RN) e da senadora Ana Amélia (PP-RS).

Os senadores debatem o futuro do sistema previdenciário, diante da previsão de aumento da longevidade brasileira. O estudo “Envelhecendo em um Brasil mais velho”, divulgado recentemente pelo Banco Mundial, mostra que quase a metade da população brasileira será de idosos em 2050.

Agripino tem um interesse especial pelo tema, já que o senador possui tramitando no Congresso Nacional um projeto de lei para incluir obrigatoriamente da disciplina de geriatria nos cursos de medicina do país. Hoje a disciplina é opcional na grade do curso.

“O Brasil está envelhecendo e precisamos estabelecer qualidade de vida para essa parte da população. E essa qualidade também passa pelo sistema previdenciário", comentou.

Os senadores estão debatendo com o Ministro as alternativas ao fator previdenciário; propostas de mudanças na idade mínima para aposentadoria; fontes de recursos da Previdência Social; política salarial paraaposentados e pensionistas; reforma da Previdência; fundos de pensão; mercado informal de trabalho e a tramitação de projetos a serem votados na Casa. Assessoria

Seguidores