terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo quer fortalecer parceria com a Petrobras

image A governadora Rosalba Ciarlini visitou nesta segunda-feira, 30, a sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Acompanhada do vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Robinson Faria, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, a governadora foi recebida em audiência pelo presidente José Sérgio Gabrielli de Azevedo.

Destacando que espera que a Petrobras invista mais no Estado, a governadora solicitou a garantia de mercado da estatal para o agronegócio que viabiliza a planta de biodiesel em Guamaré. Argumentou que para ampliar o plantio de soja ou girassol, com apoio do governo, os agricultores precisam ter a segurança de compra da safra.

Atualmente os investimentos da Petrobras somam R$ 9 milhões, com a contratação de 1.300 agricultores. Mas, se houver uma maior oferta do produto e competitividade, a empresa se compromete a absorver a produção.

O Estado é uma das dez bacias brasileiras que responde pela produção de petróleo e gás do Brasil. Possui 14 campos produtores/desenvolvimento em mar e 67 na porção terrestre da bacia. Em fevereiro, conforme últimos dados da Agencia Nacional de Petróleo (ANP), a Bacia Potiguar produziu 61.735 (bbl/dia) de petróleo e 1.890 (mm³/dia) de gás, totalizando 73.621 (boe/d). Da parte do governo, Rosalba disse que determinou que o licenciamento para a exploração de petróleo e gás seja feito de forma ágil para facilitar a produção.

Governo do RN e Petrobras também assumiram o compromisso de buscar junto ao IBAMA, as condições para dar impulso ás obras da Refinaria Clara Camarão, também no pólo industrial de Guamaré, além de aprimorar os projetos para diminuir o impacto ambiental que a atividade provoca e outras ações que promovam resultados positivos para a empresa e Estado. “Vamos construir uma nova relação governo/Petrobras”, definiu a governadora, respaldada por Gabrielli. “O que a governadora quer é um tratamento mais justo”, completou o vice-governador Robinson Faria.

A reunião contou com a participação do Diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, da Diretora de Gás e Energia, Graça Foster, e da Gerente Executiva de Administração Tributária, Maria Alice Deschamps Cavalcanti. Assessoria

Seguidores