quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mulheres na menopausa terão melhor assistência em Natal

image As mulheres natalenses no climatério e pós-climatério, ou famosa menopausa, terão uma melhor assistência de saúde. E o que prevê Lei de autoria da vereadora Julia Arruda (PSB), que institui no Município do Natal o “PROGRAMA MULHER FELIZ”, e foi aprovada nessa quarta-feira (18) pela Câmara de Vereadores de Natal (CMN).

A ideia é que as mulheres tenham um atendimento mais completo. A Lei prevê, por exemplo, que elas tenham a anamnese detalhada (enfatizando sintomatologia, antecedentes pessoais e familiares, história alimentar, atividade física, e história sexual); exames complementares considerados obrigatórios (como as dosagens do colesterol total, e suas frações HDL e LDL, dos triglicerídeos e da glicemia) e exames especiais (como mamografia, ultra-sonografia pélvica e transvaginal com dopplerfluxometria, densidade óssea, assim como a colposcopia e citologia oncólica, quando solicitados).

O novo programa, a ser implantado pela Prefeitura, deve garantir ainda a estas mulheres uma orientação sobre a dieta alimentar e prática de exercícios físicos regulares e adequados; hormonioterapia individualizada; avaliação anual individualizada da relação risco/benefício da terapêutica empregada; acesso a alternativas que combatam os desequilíbrios do climatério sem os efeitos colaterais e riscos da reposição hormonal clássica e atendimento psicológico integral.

A Lei da vereadora prevê ainda ações paralelas necessárias para o êxito do Programa, como a promoção de campanhas publicitárias institucionais, seminários, palestras e cursos teóricos e práticos sobre as indicações e contra-indicações da Terapia de Reposição Hormonal (TRH); reunião trimestral para acompanhar e avaliar o desenvolvimento deste programa; divulgação anual de um relatório de dados referentes a idade, cor, estado civil, religião, perfil sexual, tipo de atividade profissional desenvolvida, doenças referidas e medicamentos utilizados pelas mulheres atendidas pelo “MULHER FELIZ”.

SAIBA

O climatério ou menopausa é quando a mulher passa do estágio reprodutivo para o não reprodutivo - após última menstruação. Nas mulheres brasileiras, ocorre em média aos 48,6 anos de idade. O novo Programa em Natal deve ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e implantado nas Unidades de Saúde, no sentido de garantir a saúde física e mental destas mulheres. Assessoria

Seguidores