quinta-feira, 19 de maio de 2011

Parelhas quer ser cidade referência em políticas ambientais no RN

image Não é de hoje que a cidade de Parelhas desenvolve projetos de conscientização ambiental. Todos os anos, o município se empenha em projetos desenvolvidos através das secretarias de educação e meio ambiente, que vão desde atividades nas escolas, até campanhas abertas tratando o tema. Atualmente está sendo desenvolvido o projeto “Empresa Selo Verde”, que vai incentivar os comércios do município substituírem sacolas plásticas por sacolas de pano.

Mas esta é apenas uma etapa do grande projeto que está sendo desenvolvido. Agora, Parelhas quer ir muito mais além e deseja envolver toda a cidade em um trabalho de coleta seletiva. O primeiro passo já foi dado: a formação da Cooperativa de Catadores de Lixo, que terá a disposição um galpão, doado pela prefeitura. Para lá serão levados os resíduos sólidos do município, diminuindo assim os impactos ambientais e evitando que os catadores da cidade tenham contato com lixão. O SEBRAE e o Banco do Brasil são parceiros do projeto e enviaram representantes para uma reunião que aconteceu esta semana no gabinete do prefeito Francisco Medeiros, com a participação de representantes da cooperativa de catadores. As secretárias de educação, Ildelita Roque e do meio ambiente, Gildete Maria, além do secretário de administração Pepeu, também estiveram presentes.

“Claro que para esta ideia funcionar, vamos precisar da colaboração da população, que deve separar o lixo já em casa. Será uma grande oportunidade para envolver todos no único propósito de cuidar de nossa cidade”, afirma a secretária de meio ambiente.

“O mundo inteiro fala hoje em políticas ambientais. Todos buscam uma maneira de salvar o meio ambiente. Nós queremos apenas fazer a nossa parte e servirmos de exemplo para o RN. Quem sabe assim outros não tomam a gente como inspiração para contribuir também com um mundo melhor?”, declarou o prefeito Francisco. Assessoria

Seguidores