quarta-feira, 18 de maio de 2011

WALTER ALVES PROPÕE LEI QUE TORNA OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DE UM PSICOPEDAGOGO NA REDE PUBLICA DE ENSINO

O deputado Walter Alves vai protocolar nesta sessão plenária de hoje,quarta-feira, (18), o Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade da assistência psicopedagógica na rede pública de ensino médio do Rio Grande do Norte.

O projeto tem entre outros objetivos, reduzir problemas já existentes e criar alternativas preventivas junto a comunidade escolar, professores, pais e responsáveis. De acordo com o peemedebista, “muitas dificuldades poderiam ser evitadas se existissem profissionais habilitados que dessem um acompanhamento psicopedagógico aos estudantes, professores e pais dos alunos”.

O projeto, se aprovado, deve ser implementado em todas as escolas do Rio Grande do Norte que hoje não tem a obrigatoriedade da presença de um psicopedagogo nas instituições. “Acompanhamos os obstáculos descobertos, nessa área, ouvindo todas as partes envolvidas no processo de educação das nossas crianças e adolescentes. Muitas das dificuldades criadas poderiam ter sido evitadas se existissem profissionais habilitados que dessem um acompanhamento psicopedagógico aos estudantes, aos professores e aos pais”, relatou o deputado Walter..

Foi pensando nos alunos que apresentam problemas de aprendizagem ou de comportamento  que são facilmente identificados  e, tantas vezes, discriminados ou rotulados  no âmbito das escolas, que Walter Alves apresentou esse Projeto de Lei. “O problema é que não basta identificá-los, agrupá-los em salas de “reforço” e/ou promovê-los na expectativa de que, sozinhos ou com o programa de “recuperação” padrão,  superem suas dificuldades de aprendizagem ou se tornem disciplinados ou maduros, por isso a importância do profissional psicopedagogo”, reforçou o parlamentar. Outro ponto contemplado no projeto é inibir comportamentos decorrentes de transtorno Bullying. Assessoria

Seguidores