quarta-feira, 20 de julho de 2011

Rosalba Ciarlini vai instituir o Fórum Permanente da Educação e fiscalizar cumprimento dos 200 dias letivos

Após uma nova rodada de negociação, que aconteceu na Secretaria de Estado da Educação e Cultura, por determinação da governadora do RN, Rosalba Ciarlini, os professores decidiram em assembléia realizada na Escola Estadual Winston Churchill no início da noite desta quarta-feira, 20, pelo fim do movimento grevista.

De Brasília, onde cumpre agenda, a governadora Rosalba Ciarlini disse que o entendimento levou ao fim da greve numa demonstração de espírito público da atual administração e o interesse em manter a mesa de negociação com os educadores.

“A mesa de negociação permanente tinha sido proposta desde janeiro. O atual governo sempre buscou o diálogo franco e aberto com a categoria em prol do aluno. Essa foi a disposição da secretária Betânia Ramalho que sempre esteve de portas abertas para os educadores. Isto demonstra coerência e atitude para construir um novo modelo para a Educação do RN”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

O Fórum Permanente também tratará de outras demandas existentes da categoria dos professores. “Determinei a constituição do Fórum. Assim vamos avançar na revisão do Plano de Cargos e Salários, o escalonamento do aumento de 34% de setembro a dezembro, estabelecer o plano de méritos e voltar nosso olhar para o ensino e a aprendizagem com diálogo, transparência e cooperação de todos pais, alunos e professores”, disse Rosalba Ciarlini.

Em reunião na sede da Seec, o Governo defendeu a retomada imediata das atividades docentes em todas as Escolas Estaduais, cumprindo a decisão judicial, garantindo, dessa maneira, os 200 dias letivos aos mais de 300 mil estudantes da rede de ensino do Rio Grande do Norte.

O Governo do RN já cumpriu em junho o Piso Nacional do Magistério e, definido o aumento do Piso, no plano nacional e a data específica, o Governo irá cumprir imediatamente. “Cumpriremos a lei do piso nacional daqui pra frente. Mas, para garantir isso precisamos revisar o plano de cargos”, disse a secretária-adjunta Adriana Diniz.

De acordo com o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, a meta do Governo é estabelecer um consenso através do diálogo. “Continuamos negociando e no documento apresentado hoje garantimos a revisão do plano de cargos juntamente com uma comissão de representantes dos professores, estabelecendo inclusive, um cronograma. Faremos isso de imediato”, afirmou Anselmo Carvalho.

Participaram da reunião pelo Governo do Estado, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, e a secretária-adjunta da Educação, Adriana Diniz. A direção do Sindicato foi representada por seus coordenadores gerais, Fátima Cardoso e José Teixeira. Assessoria

Seguidores