sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Câmara Cascudo recebe homenagem da Assembleia Legislativa

DSC04540 Em sessão solene proposta pelo deputado Walter Alves (PMDB), a Assembleia Legislativa homenageou na manhã desta sexta-feira (26), o maior intelectual nascido no Rio Grande do Norte, o folclorista Luís da Câmara Cascudo. No último dia 30 de julho, transcorreu o 25° aniversário do falecimento do ilustre potiguar.

Filha e genro do folclorista, a escritora Anna Maria Cascudo e o empresário Camilo Barreto receberam das mãos do deputado Walter Alves a placa comemorativa a homenagem. “Cascudo abriu mão de convites para Europa e grandes centros do país. Foi um homem do mundo, sem ter saído da sua querida Natal”, frisou Walter Alves. Neto do ex-governador Aluízio Alves, o deputado lembrou que seu avô dizia que Cascudo foi uma das figuras que lhe inspirou na vida intelectual.

Um dos oradores foi o advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-Riograndese de Letras. “A assembleia está exercendo a arte de agradecer através desta homenagem de iniciativa do deputado Walter Alves. Na história da Assembleia, escrita por Cascudo, tive o prazer de ajuda-lo, na época era presidente da Fundação José Augusto. Quero agradecer uma coisa simples: a Casa do Povo está comemorando o homem que foi o arquiteto da obra intelecto”, disse.

O jornalista Vicente Serejo usou a tribuna e leu um discurso de sua autoria, que também foi lido durante homenagem ao folclorista no Senado Federal. “A obra de Cascudo é um vasto continente”, afirmou. A filha do homenageado, Anna Maria Cascudo agradeceu em nome da família e leu um discurso intitulado de “O Poder Legislativo no universo histórico Cascudiano”.

A filha de Câmara Cascudo, Ana Maria Cascudo agradeceu a homenagem dizendo que seu pai  ficou conhecido pela sua competência no saber.

Prestigiaram a sessão solene, o senador Paulo Davim e os deputados José Dias, Getúlio Rego e Hermano Morais, que presidiu a sessão. Personalidades da cultura potiguar e familiares do folclorista como a escritora Ana Maria Cascudo Barreto e sua filha, Camila Cascudo Barreto, que como exerce cargo na Fundação Capitania das Artes, sentou a mesa representando a prefeita da capital, Micarla de Sousa.

Assessoria

Seguidores