terça-feira, 30 de agosto de 2011

Governadora irá a ANAC solicitar liberação do Aeroporto de Mossoró

A governadora Rosalba Ciarlini será recebida em audiência nesta quarta-feira, 31, pelo diretor de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil(ANAC), Cláudio Passos Simões, que está respondendo interinamente pelo órgão, na ausência do presidente Marcelo Guarany. Acompanhada da bancada federal, Rosalba vai solicitar a liberação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, de Mossoró, para pousos e decolagens. “Vou pedir a homologação temporária até que possamos encaminhar as soluções para os problemas que geraram a interdição”, adiantou a governadora.

Durante toda essa terça-feira, a secretária de Infraestutura, Kátia Pinto, que está em Brasília com a governadora, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem(DER), Demétrio Torres, mantiveram contatos com a ANAC sobre o fechamento do aeroporto. “Os problemas já são antigos e não são de fáceis soluções”, explica Demétrio, citando a existência de alguns edifícios no chamado cone de aproximação do aeroporto. Esses imóveis estariam acima da altura permitida e, ainda, a permanência da favela próxima à cerca de proteção do aeroporto, torres de telefonia celular e outros obstáculos. “A interdição foi por impedimentos de obstáculos”, explica Demétrio Torres, garantindo que mesmo assim, o governo está tentando alternativas técnicas para garantir o funcionamento do aeródromo.

Antes das medidas adotadas pela ANAC, há alguns dias, o governo do Estado já havia contratado engenheiros do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, São Paulo, para fazer um projeto para o Aeroporto Dix-sept Rosado. “O ITA tem os melhores especialistas”, assegura Kátia Pinto, esclarecendo que o projeto inclui estudo aeronáutico para avaliar os riscos das operações aéreas; estudo de demanda potencial até 2030 e estudo detalhado para expansão e adequação das normas da ANAC e Departamento de Aviação Civil. A previsão é que até novembro o relatório esteja concluído.

A audiência da governadora com o presidente em exercício da ANAC contando com a presença de deputados e senadores está agendada para às 14h.

assessoria

Seguidores