segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Médicos discutem deformidades faciais durante simpósio em Natal

O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Fissuras Labiopalatinas

Novas descobertas, experiências e políticas públicas – estes foram os três temas que permearam as principais discussões do 2º Simpósio Norte-nordeste de Fissuras Palatinas e Deformidades Faciais que ocorreu nos dias 29 e 30, no Hotel Holliday In, Ponta Negra. Organizado pela Associação Brasileira de Fissuras Labiopalatinas, o evento – direcionado a estudantes e especialistas da área -, pretendeu fomentar o debate em torno das dificuldades existentes na prevenção e no tratamento de pacientes fissurados no Rio Grande do Norte e no Brasil.

Foi a primeira vez que o simpósio foi realizado em Natal. O médico Leonardo Spencer, cirurgião plástico e integrante do comitê organizador, disse que o evento foi importante para troca de experiências entre os projetos que atuam no estudo e tratamento das fissuras palatinas por todo o país. Em palestra sobre o assunto, o cirurgião, que também é coordenador do Programa de Fissurados do Rio Grande do Norte, falou sobre as dificuldades de implantação do projeto no estado.

O Programa de Fissurados do RN atua principalmente no Hospital Pediátrico da UFRN (Hosped). “Esse projeto é responsável pela realização de cerca de 120 cirurgias pediátricas por ano, oferecendo também um acompanhamento multiprofissional para a reabilitação dos pacientes”, informou Leonardo Spencer. “Além do tratamento, também conseguimos que o Ministério Público obrigasse o governo a bancar um Curso de Educação Continuada durante cinco anos, para preparar estudantes e profissionais para o tratamento destes pacientes”, explicou o cirurgião plástico. Para o futuro, Spencer espera conseguir uma parceria entre os hospitais universitários (HUOL e Hosped), para que o programa ofereça acompanhamento médico até a vida adulta.

por Leonardo Sodré

Seguidores