quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MinC apresenta, em Fortaleza, plano que define diretrizes para economia criativa brasileira

Para definir as ações, diretrizes e políticas públicas para a economia criativa brasileira entre 2011 e 2014, o Ministério da Cultura apresenta o Plano da Secretaria da Economia Criativa. A solenidade de lançamento, que conta com a presença da secretária Cláudia Leitão, acontece nesta sexta-feira, 21 de outubro, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

O documento é fruto de uma colaboração coletiva que reuniu especialistas e parceiros institucionais como agências de fomento, instituições internacionais, Sistema S (Senai,
Senac, Sesc e Sebrae), universidades, segmentos criativos, estatais, institutos de pesquisa, organizações do terceiro setor, Secretarias e Fundações de Cultura dos estados e capitais brasileiras, além de 16 ministérios e do Sistema MinC.

O plano estabelece, segundo Cláudia, o compromisso do MinC em dialogar com todos esses parceiros e caminhar para um Plano Setorial de Economia Criativa: “Vamos ouvir, junto com Sistema Nacional de Cultura, a população brasileira com o objetivo maior de formular, implementar, especialmente, monitorar, políticas públicas para o novo desenvolvimento, esse é o maior escopo da Secretaria de Economia Criativa do MinC”, conclui.

A Secretaria da Economia Criativa (SEC), que ainda está em processo de estruturação, busca harmozinar o progresso tecnológico e o acesso de seus produtos e serviços às diversas camadas da sociedade brasileira, por meio do desenvolvimento local e regional, do mesmo modo como idealizava o economista e ex-ministro da Cultura, Celso Furtado. Das linguagens artísticas ao artesanato popular, das tecnologias da informação aos serviços do design, da indústria da moda ao mundo dos games, a SEC/MinC busca o feliz casamento entre as artes, a ciência e as novas tecnologias.

O Plano da Secretaria da Economia Criativa já está disponível para download no site do Ministério da Cultura. Nele também é possível conhecer a metodologia usada pela equipe da SEC/MinC para sua construção. A intenção é que estados e municípios brasileiros possam seguir o modelo e implantar ações de economia criativa em seus planejamentos de gestão.

assessoria

Seguidores