sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FUNDO ESTADUAL DE CULTURA E AS BANDAS DO RN

Ontem à tarde recebemos uma ligação do deputado Fernando Mineiro que, cordialmente nos informou que o Fundo Estadual de Cultura acabara de ser aprovado por unanimidade pela ALRN, com algumas emendas, entre elas a exclusão da Lei Câmara Cascudo, a paridade na comissão estadual de cultura adequação do FEC ao Sistema Nacional de Cultura, quando este for implantado.

Na distribuição dos recursos nada foi alterado: as bandas ficaram mesmo com os 5%, como estava na proposta do Governo. Pessoalmente tenho a convicção que todos lutamos da melhor maneira possível, mas talvez não conseguimos ainda mostrar toda nossa força e potencial. Porém não podemos nos considerar derrotados, talvez impedidos, para os mais pessimistas. Mas quem tem a música tem Deus e com certeza encontraremos força e sabedoria para seguirmos em frente; afinal nossa causa é nobre e nossa história nos ampara.

Se sobrevivemos até agora e melhora cada dia sem uma política pública que possa nos dar melhores condições para disseminar o ensino musical, principalmente no interior do Estado, não seria um episódio destes que geraria em nós maiores nem menores desvanecimentos. Afinal de contas é um bom começo e uma vitória histórica, não só das bandas de música do RN, mas de todo Brasil, que começam a se mobilizar espelhados na nossa gestão, e se preparam para conseguiresses invejáveis benefícios.

Pessoalmente estou feliz, reconheço que é justo agradecer e até parabenizar o Governo pela atitude de criar o FEC e reconhecer na Câmara Legislativa do Estado, o esforço de votar o projeto de lei, mesmo sem tempo hábil para discuti-lo e faze-lo mais representativo e coerente. Não esqueceremos da aprovação do SEBAM-RN, onde tivemos o apoio unânime daquela casa. Afinal demonstramos naquele momento à sociedade e àclasse política do RN, nossa organização, e poder de mobilização. Acreditamos que seja esse o pensamento da grande maioria dos maestros, mestres, instrumentistas, compositores, arranjadores e gestores das bandas de música do RN.

Podemos comemorar, mas a luta está no começo; haveremos de lutar para que os recursos sejam realmente acessados e,já para o próximo ano, possamos executar alguns projetos e desenvolve alguns programas que possam beneficiar o universo dos estudantes componentes das bandas de música do interior.

Aproveitamos o momento para antecipar nossos votos de FELIZ NATAL!

Recebam a cordial saudação do amigo de sempre.

Bembem Dantas

Seguidores