segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A arte da fotografia é tema de exibição e discussão no TCP próxima sexta-feira

Na sexta-feira, 27 de janeiro, a partir das 19h, o Teatro de Cultura Popular  Chico Daniel, anexo à Fundação José Augusto, terá apresentação do painel Natal na Trilha da Imagem, resultado de dois projetos de intercâmbio fotográfico internacional e que conta com a participação de fotógrafos brasileiros, entre eles, Marcelo Buainain, radicado em Natal há mais de 10 anos. A apresentação das fotografias do painel será feita pela pesquisadora Ângela Magalhães, curadora dos referidos projetos: Photo-Visa-Krasnodar Rússia (2011) e Pingyao Internacional Photography Festival (China 2010). O deslocamento dos fotógrafos brasileiros à Rússia e China contou com o patrocínio do Ministério da Cultura, através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita e estão convidados tanto fotógrafos profissionais, quanto amadores e também pessoas interessadas na arte da fotografia.
De acordo com Marcelo Buainaim, além da curadora Ângela Magalhães, a apresentação no TCP contará também com a participação dele e do fotógrafo, Tiago Santana, outro participante brasileiro desses projetos internacionais. E, de acordo com informações, o evento terá dois momentos: no primeiro, a curadora apresentará o projeto na íntegra, com as imagens que fizeram parte da exposição na Rússia. E, no segundo, os fotógrafos Marcelo Buainain e Tiago Santana vão abordar suas experiências como fotógrafos, sobretudo no que diz respeito à dedicação a temas da religiosidade brasileira. Inclusive, essa abordagem temática de ambos encontrou familiaridades com o trabalho realizado no Photo-Visa-Krasnodar, já que a temática geral era “On the Road” e o sub-tema “Caminhos da Fé” foi uma proposta da curadora, na qual os fotógrafos Buainain e Santana se encaixavam perfeitamente, por conta de suas “peregrinações” fotográficas mundo afora. Magalhães vai detalhar, principalmente, a exposição que foi mostrada na Rússia, e que contou com o trabalho de seis fotógrafos – dentre eles Buainain e Santana, e compreende cerca de 50 imagens.
A vinda desse painel para Natal tem o apoio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA). De acordo com Buainain, Natal na Trilha da Imagem tem o propósito inicial de “estimular um diálogo entre fotografia, arte e imagem, entre estudiosos da área e demais interessados. “Queremos com isso dar corpo e visibilidade aqui em Natal a um debate crescente e que já vem ocorrendo em nível mundial”, diz ele, acrescentando que a apresentação desses trabalhos é só o começo, já que a meta futura é incluir o Estado de forma mais permanente num circuito de discussões que tenham como foco a difusão da fotografia e do vídeo como linguagens da contemporaneidade. “Dessa maneira, colocaremos em pauta a questão do ensino, da criação de uma biblioteca especializada, do incentivo à pesquisa de acervos históricos e contemporâneos, da expansão do circuito expositivo e do mapeamento da produção local, dentre outras questões”, enumera. Para tanto, Buainaim espera promover encontros de fotografia, com abrangência nacional, entre 2012 e 2013.
Currículos
Ângela Magalhães –
É formada em Comunicação Social pela UFRN e entre 1988/89 foi bolsista da Fullbright/Capes, no International Center of Photography / Aperture Foundation (NY-EUA). Como curadora de exposições do Núcleo de Fotografia da Funarte (1979 a 2003) coordenou juntamente com Nadja Peregrino, as Semanas Nacionais de Fotografia e uma centena de mostras pelo país e exterior. Enquanto dirigente da Funarte foi responsável pelo I Encontro Nacional de Coordenadores de Eventos Fotográficos e do Prêmio Nacional de Fotografia (1995-98). Recebeu também prêmios na área de pesquisa, como é o caso do Prêmio da Fundação Vitae e Rio Arte e também publicou o livro Fotografia no Brasil: um olhar das origens do contemporâneo (Minc/Funarte, 2004). Atualmente atua como freelancer e tem se dedicado à promoção da fotografia brasileira no exterior.
Marcelo Buainaim
Fotógrafo, produtor e diretor de documentários. Peregrinou os quatro continentes ,  através de suas lentes, gente comum e celebridades foram fotografadas para grandes publicações brasileiras e estrangeiras. Tem quatro livros publicados, na Europa, onde viveu por 10 anos, dentre eles: Pantanal, “Índia Quantos Olhos tem uma Alma” e o “Bahia – Saga e Misticismo”.  Realizou diversas exposições individuais e coletivas, a sua obra integra coleções privadas e museus do Brasil e exterior. O conjunto de fotografias de Marcelo Buainain revela um perfeito equilíbrio entre o apuro estético e o aspecto documental. Graças às referências inspiradas na obra do mestre francês Henri Cartier-Bresson foi um dos sete fotógrafos convidados para comporem a mostra coletiva Bressonianas em 2009, realizada em paralelo a uma grande retrospectiva de Cartier-Bresson em São Paulo, por ocasião do Ano da França no Brasil. Em 2002 Buainain regressou ao Brasil fixando residência no Rio Grande do Norte onde realiza a sua primeira experiência com o audiovisual dirigindo documentário para a TV Cultura. Em 2011, a revista brasileira Photo Magazine incluiu Buainain entre os dez fotógrafos brasileiros da década.

Natal na Trilha da Imagem

Dia: 27 de janeiro
Hora: 19h
Local: Teatro de Cultura Popular, rua Jundiaí, 641 – Tirol
Entrada Gratuita

Seguidores