quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Orquestra Sanfônica Seridó Foi uma das Atrações da 17° FIART

image A 17° FIART – Feira Internacional De Artesanato – contou ontem (25) com a participação da Orquestra Sanfônica Seridó, do município de Parelhas, se apresentando na no palco da praça de alimentação e eventos.

Nesta edição a FIART conseguiu reunir artesãos dos vinte e sete estados da federação, além de produtos e artistas vindos de várias partes do mundo. A intenção da feira vai além da comercialização dos produtos expostos nos mais de cem estandes. A cultura é um dos focos principais, dando oportunidade ao natalense e aos turistas que passam pela cidade no mês de janeiro de conhecer a música e a dança tradicionais do nordeste.

A Orquestra Sanfônica não poderia ficar de fora. Composta por vinte e quatro músicos, boa parte deles da zona rural de Parelhas – RN, que estão juntos há apenas três anos, a grande banda surpreende pelo entrosamento que existe entre seus integrantes. São mulheres e homens de todas as idades. O mais jovem é o sanfoneiro Pedrinho, de apenas seis anos. O mais velho é o senhor Ivo, de 71 anos.

O maestro Parcélio revela que não basta ter força de vontade, o dom para a música é um ingrediente importante: “Pedrinho está conosco há apenas um mês. O irmão mais velho dele já participava da orquestra. Hoje ele consegue solar várias músicas sozinho”.

Na apresentação na FIART, o jovem garoto introduziu a sequência musical que homenageou o cantor e compositor Luiz Gonzaga, tocando ‘Asa Branca’ sem errar ou ficar tímido com a quantidade de flashs e câmeras que o fotografavam e filmavam o tempo inteiro.

O Secretário de Turismo, da Cultura e do Esporte, Carlos Assis esteve presente e reforçou a intenção da banda, dizendo: “Esse projeto é muito importante para nós. Está ocupando jovens e senhores mais velhos. O apoio da Prefeitura Municipal é essencial para o sucesso. Os alunos são ótimos, mas sem incentivo, a coisa não acontece”. O público aplaudiu de pé ao final da apresentação.

A FIART iniciou no dia 20, e continua com sua programação até o dia 29 de janeiro, no Centro de Convenções – Praia de Ponta Negra - em Natal – RN.  A visitação abrirá todos os dias às 15H e encerrando às 22H. Assessoria

Seguidores