sábado, 28 de janeiro de 2012

Projeto da extensão previne estresse em servidores da UFRN

(Foto: AGECOM/Erik Oliveira)  A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está investindo na saúde dos seus servidores, sobretudo de maneira preventiva. Uma das ações desenvolvidas nesse sentido é a do projeto de extensão intitulado “Programa de Atenção Fisioterapêutica à Saúde do Servidor: Prevenindo o Estresse”, coordenado pela fisioterapeuta Aline Falcão Freire, do Departamento de Fisioterapia (DFST) da Universidade. Atualmente, participam do programa 33 funcionários.
A ideia, segundo Aline, é educar os participantes para a prática diária de prevenção de doenças. “São mudanças no hábito de vida que vão colaborar no combate ao estresse”, disse Aline. “Se você não é sedentário, se você tem uma alimentação adequada, a forma como você vai responder ao estresse vai ser diferenciada”, frisou.
Estão funcionando três turmas, cada uma com 11 participantes, com conclusão prevista para o dia 13 de fevereiro. As atividades, divididas em palestras e exercícios físicos e de relaxamento, são programadas para um total de dez encontros, sendo dois por semana. “Há vários tipos de atividade, como alongamento, caminhada, massagem, circuito. Daí o participante vai se identificar com alguma atividade dessas para que ele possa incorporar como prática de vida diária, orientado como fazê-lo de maneira segura”, explicou a coordenadora do projeto.
Cada turma segue uma agenda iniciada com uma avaliação inicial sobre estresse, conforto e qualidade de vida, com o objetivo de identificar o perfil de cada participante e suas necessidades. Em seguida, eles assistem a uma palestra sobre o assunto. “Os outros encontros são vivências, tanto de prática de atividade física quanto de momentos de relaxamento, de massoterapia, atividades no solo, atividades na piscina”, explicou a fisioterapeuta. “Como são apenas dez encontros, nós orientamos para que a pessoa mude os seus hábitos de vida”, completou.
Além de Aline Falcão Freire, o projeto, iniciado em novembro do ano passado conta com a participação de mais três fisioterapeutas: Araken Kleber de Oliveira, Lorena Macedo e Renata Carlos. De acordo com Aline, as atividades estão previstas para todo o ano letivo de 2012.
Exclusivo para servidores da UFRN, as inscrições para as próximas turmas, com início logo após o período de Carnaval, serão feitas pela página do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), em www.sigrh.ufrn.br.

UFRN

Seguidores