quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Regulação Ativa das Emergências faz diferença no Walfredo Gurgel durante o Carnaval

 A Regulação Ativa das Emergências Médicas no Hospital Walfredo Gurgel, implantada desde o último dia 13, pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Metropolitano, fez a diferença durante o Carnaval deste ano.

A intervenção do SAMU, com a realização do acolhimento baseado nos critérios da classificação de risco, bem como o referenciamento e contrarreferenciamento dos pacientes para os locais adequados, de acordo com as necessidades de atendimento, deixou o Walfredo Gurgel, em vários momentos, sem nenhum usuário do SUS nos corredores à espera de atendimento.

De acordo com o relatório do hospital, este ano, 1.088 pessoas foram atendidas, de sexta-feira (17) a terça-feira (21). Em 2011, esse número foi um pouco menor, 935 atendimentos (até a Quarta-feira de Cinzas).

Em 2012 foram realizados 96 atendimentos relacionados aos acidentes e colisões com motos. Em 2011, foram 80. Já os atendimentos classificados como outros acidentes (quedas, atropelamentos, queimaduras) foram 147 este ano; já em 2011, foram 110. Segundo informações passadas pela diretoria do HGWG, 776 usuários procuraram o atendimento clínico durante os cinco dias de carnaval deste ano. Em 2011, um pouco menos, 679 pessoas.

Para o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o trabalho do SAMU Metropolitano em parceria com a Coordenação Hospitalar (Cohur) fez a diferença no Walfredo Gurgel. "Tivemos um número um pouco maior nos atendimentos, mas com a regulação ativa, efetivamente funcionando, pudemos ver os corredores do hospital sem macas", disse o secretário. Assessoria

Seguidores