sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tecnologia PAIS do SEBRAE vai Incentivar a Agricultura Familiar em Parelhas - RN

image Na manhã de ontem 23, o Prefeito Municipal Francisco Assis de Medeiros recebeu no Gabinete a visita de representantes do Sebrae. O objetivo da conversa era trazer a notícia de que Parelhas foi um dos municípios aprovados para a implantação da Tecnologia Social PAIS – Produção Agrícola Integrada e Sustentável.
Este projeto tem o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Ministério da Integração Nacional, e visa melhorar a vida do homem do campo ensinando técnicas de plantio e criação de animais que não explorem ou venham agredir o meio ambiente através da utilização de agrotóxicos.

Várias cidades da região do seridó foram selecionadas. Parelhas vai receber 25 unidades do projeto que terá uma contrapartida da Prefeitura Municipal de Parelhas. Essa implantação já foi feita em 19 estados e no Distrito Federal, e agora se expande no Rio Grande do Norte. O Ministério do Desenvolvimento Regional pretende instalar mais 2000 unidades em todo o Brasil.
Esta nova alternativa de trabalho para os agricultores aposta no conceito da Tecnologia Social, que serve para solucionar problemas e promover transformação social. Para o Prefeito Professor Francisco Medeiros “Parelhas só tem a agradecer o apoio que o Sebrae vem dando ao município, desde a realização de eventos como a FENEPAR, que foi um grande sucesso. O incentivo a agricultura Familiar é de extrema importância pois quando feito de forma ordenada, evita a saída do morador da zona rural para a urbana, pois ele consegue tirar de lá mesmo o seu sustento”.
image A Tecnologia PAIS vai ensinar os produtores a construir hortas circulares, onde diversas culturas são produzidas. No centro dessa horta, um criatório de galinhas é montado. As plantas são regadas com a água de uma caixa colocada em um ponto mais alto, onde a força da gravidade ajudará a aguar tudo igualmente com o sistema de irrigação por gotejamento. O adubo vem da produção natural. Em localidades onde a energia elétrica não existe, o Sebrae apoia a instalação de placas para produção de energia solar.
Zeca Melo, Superintendente Estadual do Sebrae explicou que “As propriedades que serão selecionadas passarão por inspeção e os produtores vão ter aulas de capacitação e receberão a visita de um técnico para ajudar na produção”. 
Agora o projeto, que já foi aprovado para Parelhas, aguarda a assinatura de alguns documentos e a licitação do Banco do Brasil para que o investimento na agricultura do município comece a ser feito.
Prefeito Francisco Medeiros Vai à Natal para Garantir Recursos para o Município
O Prefeito Municipal de Parelhas, Professor Francisco Medeiros está em Natal participando de reunião no GIDUR – Gerencia de Desenvolvimento Urbano – e Caixa Econômica Federal com o objetivo de assinar vários convênios que irão beneficiar Parelhas.
Serão mais de 1,5 milhões de Reais em convênios, somados a contrapartida da Prefeitura Municipal de Parelhas. Esses recursos serão destinados a diversos setores como a construção de um Estádio no Bairro São Sebastião no valor de 400mil reais, pavimentação da Rua Pedro Cândido de Macedo no Bairro Ivan Bezerra no valor de 400 mil reais e aquisição de mais um trator para implementos agrícolas no valor de 142 mil reais.
Os demais recursos serão destinados a pavimentação de ruas. Nos próximos dias, a Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Coordenação de Comunicação, divulgará uma lista com os nomes das ruas que serão beneficiadas com o dinheiro dos convênios assinados hoje.
Assessoria

Seguidores