sexta-feira, 23 de março de 2012

Deputados visitam obras de transposição do São Francisco

image Uma comissão formada por deputados da oposição visitou as obras de transposição do rio São Francisco, no município de Mauriti (CE), na sexta-feira (23). O trecho deveria ser concluído este ano, no entanto, de acordo com o deputado federal Felipe Maia, integrante da comitiva, o que os parlamentares encontraram foram obras paradas e o descaso do governo federal com o dinheiro do contribuinte.

“A tônica da viagem foi o abandono, com canteiros completamente parados. Onde deveria passar água e melhorar a qualidade de vida de tantos brasileiros, encontramos mato e erosão. Agora, as previsões mais otimistas calculam que as obras serão concluídas somente em 2015”, disse o deputado.

A expectativa é que a transposição abasteça cerca de 12 milhões de moradores de 390 municípios de estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. A transposição do rio São Francisco é um dos projetos mais caros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2007, quando a construção foi iniciada, o valor orçado para conclusão dos 700 quilômetros de obras foi de R$ 4,5 bilhões. Este ano, o governo anunciou reajuste de 82% e o orçamento saltou para R$ 8,18 bilhões.

“É importante lembrar que qualquer custo adicional pesa no bolso do contribuinte brasileiro. A transposição do rio São Francisco é uma obra fundamental, mas mostra que o governo gasta muito, e gasta mal”, lamentou Felipe Maia.

A visita é a primeira que a oposição fará em todo o Brasil para fiscalizar obras e ações do governo federal.

Assessoria de Imprensa:

Seguidores