segunda-feira, 23 de abril de 2012

Coral Canto do Povo fará parte do I Concerto Oficial de 2012

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) inicia sua temporada de Concertos Oficiais e Didáticos amanhã, 24 de abril, no Teatro Alberto Maranhão, a partir das 20h, com entrada gratuita. O regente convidado é Nelson Melin, bastante conhecido por acompanhar a cantora e atriz Bibi Ferreira, em suas turnês pelo Brasil e mundo. Juntamente com os músicos da OSRN, os coralistas do Coral Canto do Povo também farão parte da estreia em 2012. No repertório a 6ª Sinfonia de Beethoven e peças de Heitor Villa-Lobos. Na quarta-feira, 25 de abril, a OSRN fará o Concerto Didático, voltado para as escolas, também no TAM, a partir das 9h.
De acordo com o diretor da OSRN, Luiz Antônio de Paiva, a apresentação será dividida em três momentos: primeiro, o Coral Canto do Povo, regido por seu maestro Janilson Batista, executará canções, dentre as quais de Luiz Gonzaga, em seguida, entra a OSRN executando peças sozinha e, depois, Orquestra e Coral se juntam para encerramento da apresentação. A peça de Ludwig van Beethoven é também conhecida como "Sinfonia Pastoral", se divide em cinco andamentos e descreve a sensação experimentada em ambientes rurais, sendo uma das obras mais conhecida mundialmente do compositor alemão. Já Villa-Lobos é conhecido mundialmente como um revolucionário, responsável pelo rompimento da música acadêmica no Brasil e a descoberta de uma linguagem musical peculiarmente brasileira. Sua genialidade foi expressa em peças influenciadas por suas viagens ao interior do Brasil, que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.
Para a secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, a volta da OSRN e do Coral Canto do Povo representa um “ganho” para a cultura e, sobretudo para a população, que “merece” apresentações de boa qualidade, como as que são feitas por esses dois núcleos musicais da Fundação José Augusto (FJA). “Atendemos às reivindicações dos músicos, tanto da Orquestra quanto do Coral Canto do Povo, mudamos a direção musical, dentre outras medidas. E agora a OSRN se apresenta com seu primeiro maestro convidado. Ganham os músicos com a evidência de seu talento, ganha a população norte-rio-grandense. E que venham muitos concertos de agora em diante", disse a secretária Isaura Rosado.

Sobre Nelson Melin

O maestro convidado é conhecido nacionalmente pela sua qualidade musical e por ter trabalhado com grandes nomes da música brasileira, entre eles Bibi Ferreira,  a quem ele acompanha desde 1983, sendo diretor musical, maestro e pianista de suas peças, entre elas as famosas "Bibi canta e conta Piaf" e "Bibi vive Amália", nas quais regeu as Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Durante sua passagem por Natal, o maestro regerá, na terça-feira, o retorno da OSRN em 2012 e, na quarta-feira, também no TAM, fará um concerto didático para as escolas, onde passará para os alunos um pouco da sua bagagem musical e apresentará o fascinante mundo da música clássica aos iniciantes, tendo ele já ganho o Prêmio Mambembe por composições de peças teatrais infantis.
Para mais informações: Luiz Antônio de Paiva – 84 9112-3512. Diretor musical da OSRN
Atenção: A OSRN fará ensaio nesta segunda-feira, 23 de abril, no TAM, a partir das 14h. Há disponibilidade para entrevistas neste horário, desde que marcada com Luis Antônio.

Seguidores