quinta-feira, 26 de abril de 2012

Falta de Água: Parelhas Quer Decretar Situação de Emergência

Um relatório está sendo produzido e o município espera a ação da Defesa Civil para diminuir os danos da seca.

image A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais de Parelhas já está preparando um relatório com a documentação necessária para decretar situação de emergência em relação a seca no município. A zona rural é a região que mais está sendo prejudicada com a falta de chuvas. Produtores rurais e lideres de associações comunitárias já se organizam para pedir ações do poder público, que venham ajudá-los a enfrentar a situação.

“Os açudes estão secos e a produção de feijão e milho foi praticamente nula. A Prefeitura Municipal disponibilizou equipamentos para realizar o corte de terra no início do ano, porém o agricultor desistiu de fazer o plantio”, contou o Prefeito Francisco Medeiros.

Os criadores reclamam da falta de pastagem natural e esperam que o Governo do Estado e Governo Federal tenham iniciativas como a de ajudarem com melhores linhas de crédito e que dialoguem com os bancos para prorrogarem o pagamento de empréstimos já existentes.

Na ultima segunda-feira, 23, Gildete Maria, Secretária Municipal e Expedito Domingos, Técnico Agrícola, participaram da reunião convocada pelo Governo do Estado. Ela foi coordenada pela EMATER e contou com a presença de Prefeitos e coordenadores de defesa civil, onde foram apresentados relatórios da situação de vários municípios do Rio Grande do Norte. “Parelhas não é um caso isolado”, confirmou Gildete.

image Caso o município decrete Situação de Emergência, o Governo Federal poderá atender prontamente as necessidades de abastecimento de água. Os agricultores já visitam a Secretaria de Agricultura em busca de ajuda para limpeza e perfuração de poços, além de abastecimento com o uso de carros-pipa. Esse trabalho será feito pela Defesa Civil, através do Exercito Nacional, que atende os municípios em situações assim.

Comunidades foram visitadas por uma equipe da coordenação de comunicação da prefeitura, a pedido da Secretaria de Agricultura, onde fotos das barragens, dos animais e das áreas de plantio foram feitas. O material fará parte do relatório e servirá para comprovar a atual situação da seca em Parelhas.

Rafaela Gomes

Seguidores