sexta-feira, 27 de abril de 2012

Todas as praias de Natal com sinal verde para o feriadão

Condições de balneabilidade melhoram nesta semana

Boa notícia para quem vai imprensar o feriadão curtindo as praias urbanas da grande Natal. O Boletim de Balneabilidade nº 17/2012, revela que todas as praias de Natal e Região Metropolitana estão próprias para o banho de mar.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgou nesta tarde (20/04) as novas condições de balneabilidade das praias do estado. A atenção deve estar voltada apenas para o Balneário do Rio Pium, em Parnamirim, que permanece com altos índices de coliformes fecais. Nesta localidade, o contato com a água deve ser evitado a fim de evitar danos à saúde.

Por meio de coletas realizadas na última quinta-feira (26), 30 pontos foram analisados, abrangendo os municípios de Nísia Floresta, Parnamirim, Natal e Extremoz. A análise é desenvolvida pelos bolsistas e coordenadores do Programa Água Azul, do IFRN. Para sinalizar as áreas, o Idema fixa placas em forma de bandeiras verdes e vermelhas com o intuito de alertar os banhistas sobre as condições da água do local.

Além do IFRN e Idema, o estudo é feito com instituições parceiras, como a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, do Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

O resultado deste boletim é válido por uma semana, até a próxima sexta-feira (04), quando será divulgado um novo relatório. Em anexo o resumo do boletim nº 17/2012 com o resultado da balneabilidade das praias.

Qualquer dúvida, entrar em contato com ACS/Campus Natal-Central (ccs.cnat@ifrn.edu.br), ou através dos nossos números:

Ronaldo Diniz, coordenador do projeto no IFRN

Seguidores