quinta-feira, 19 de abril de 2012

Trote verde movimenta IFRN Campus Natal Central

image O Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia promoveu na manhã desta quinta-feira (19) um trote diferenciado para recepcionar seus novos alunos. O Trote Verde, uma ação do Projeto Vida, coordenado pelo professor Nivaldo Calixto em conjunto com a Diretoria de Extensão, reuniu os calouros no bosque do campus para realizar atividades de caráter ecológico.

Para abrir o evento, foi proferida uma palestra pelo agrônomo Leonel Graça sobre as árvores e sua importância ambiental. “As árvores não iniciam em suas raízes e terminam em suas folhas, elas vão além, para o ar e para o solo”, explicou o agrônomo. Logo, uma gincana ambiental, realizada pelos bolsistas do Projeto, dividiu os alunos em equipes para desenvolverem tarefas referentes ao tema – cantoria de músicas com a palavra vida, caça ao tesouro, imitação de animais, criação de um mascote, arrecadação de garrafas PET e plantio de mudas de árvores.

A arrecadação das garrafas ficará em aberto até a terça-feira (24), quando serão decididos os ganhadores da gincana, que serão comtemplados com um café da manhã no bosque e/ou com um passeio ao Parque das Dunas. Já a equipe perdedora, como prenda, deverá entrar em contato com o minhocário do bosque, o qual é utilizado na adubagem do solo. “O trote é bem divertido. É uma forma das pessoas se conhecerem e de integrar a turma”, disse o aluno Deyvison Soares, do curso de Informática para a Internet, sobre essa iniciativa que, além de incentivar a integração dos estudantes, tem como objetivo despertar nos alunos a consciência ambiental, a qual deve ser preservada não somente no campus, mas em todos os hábitos de suas vidas. A mesma programação aguarda os estudantes do turno vespertino, das 16h às 18h.

Reunião


Amanhã (20), segundo o estudante Mateus Graça, do segundo ano do curso subsequente em Edificações, o coletivo ambientalista realizará duas reuniões a fim de discutir a educação ambiental. Os encontros acontecerão no bosque do Instituto, às 9h, para os estudantes do turno vespertino e às 14h, para quem estuda no turno matutino. O professor Nivaldo Calixto e seus bolsistas estarão presentes nas reuniões.

Seguidores