quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bares, restaurantes e similares do RN estão autorizados a utilizar o POS móvel

O que é POS Móvel

É o terminal eletrônico de pagamento (maquineta de crédito e débito) sem fio e que pode ser levado até a mesa do cliente para pagamento de faturas. O POS (point of sales) Móvel possui as mesmas funções do modelo fixo, porém garante mais conveniência e agilidade para o consumidor. Além disso, passar o cartão na presença do cliente transmite mais confiança ao portador.

O terminal POS Móvel utiliza as redes de telefonia móvel e radiofrequência. Esse tipo de equipamento é voltado para estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e postos de gasolina, nos quais o cliente não precisa ir ao caixa para efetuar o pagamento – ele pode pagar sem sair da mesa ou do veículo.

“Estou feliz em atender mais uma reivindicação legítima que vai trazer mais conforto ao consumidor e facilitar a atividade dos empresários do setor”. Foi com essas palavras que a governadora Rosalba Ciarlini transmitiu a satisfação de assinar o decreto que normatiza o uso de POS (point of sales) móvel em restaurantes, bares e similares. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), na Governadoria.

image“ O Rio Grande do Norte é um estado turístico, um estado acolhedor, que sabe receber seus visitantes. É preciso se atualizar, se modernizar. Com a normatização do uso dessa maquineta estamos atendendo uma reivindicação da Abrasel, que vai melhorar os serviços prestados aos consumidores e fazer com que o RN possa também estar ainda mais preparado para a realização da Copa do Mundo”, concluiu a Governadora.

O uso do POS móvel é uma luta antiga dos membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL-RN. “A assinatura desse decreto vai trazer mais conforto para o cliente e mais agilidade para as empresas”, disse o presidente da Abrasel, Max Fonseca. Até então, os estabelecimentos eram proibidos de operar com as máquinas de cartão de crédito que vão até a mesa do cliente, o que muitas vezes causava desconforto, por causa do acumulo de contas. O cliente enfrentava filas para pagar a conta. “As pessoas ficavam incomodadas e as reclamações eram constantes, principalmente de pessoas que vinham de outros estados que estavam acostumados a utilizar o serviço móvel”, reforçou Max, agradecendo a iniciativa da Governadora. “Mais uma vez o Governo do Estado mostra que está em sintonia com o empresariado local”, finalizou.

Amparado por convênio, o decreto permite o credenciamento das empresas interessadas criando ainda em seu estabelecimento os esclarecimentos ao cliente quanto à emissão do cupom fiscal. “Nós aperfeiçoamos no decreto as possibilidade do credenciamento que permite ao contribuinte do ICMS divulgar através de um selo ou de qualquer outro meio, que o consumidor continue solicitando o cupom fiscal, o comprovante financeiro da operação. O cupom fiscal continua sendo uma obrigação do contribuinte”, esclareceu o secretário de Estado da Tributação, José Airton.

 

Seguidores