quarta-feira, 30 de maio de 2012

Natal inicia Ciclo de Palestras sobre regras eleitorais

Foto do Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral, realizado em Natal em 29 de maio de 2012Teve início hoje (29), em Natal, o Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que tem por objetivo esclarecer as regras eleitorais das Eleições 2012 aos dirigentes de partidos políticos, assessores, candidatos e interessados sobre as normas que regem uma eleição.

O evento foi aberto pelo juiz Jailsom Leandro, presidente do TRE em substituição, e pelo diretor geral em substituição, Iaperi Arbocz. Ambos saudaram os presentes, que lotaram o auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), dando as boas-vindas e destacando a importância daquele momento.

Iniciando o ciclo, propriamente dito, o juiz Jailsom Leandro, de forma bastante simples e clara, conferiu a palestra com o tema "Vereador: Papel Constitucional e Sistema de Eleição". Na sequência, foi a vez do juiz Ricardo Procópio palestrar sobre “Propaganda Eleitoral”. E, encerrando as atividades da manhã, o juiz Nilo Ferreira tratou do tema "Registro de Candidaturas e as Condições de Elegibilidade".

No período da tarde, o tema “Registro de Candidaturas” foi retomado com a palestra de Carlos José Bonifácio, chefe da Seção de Processamento de Feitos. Em seguida, o promotor da 1ª Zona Eleitoral, João Batista Machado, falou sobre "Condutas Vedadas". E, por fim, o tema "Arrecadação e Aplicação de Recursos de Campanha e Prestação de Contas" foi conduzido na palestra de Emmanuel Mabelmo, chefe da Seção de Análise de Contas Eleitorais e Partidárias.

Os três juízes que proferiram as palestras pela manhã, membros da Corte Eleitoral, registraram, na sessão ordinária de hoje à tarde, a satisfação em participar do evento. “É esse o nosso dever, de fazer essa justiça preventiva para que os partidos e candidatos possam pôr em prática a lisura das eleições”, destacou o juiz Nilo Ferreira.

O Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral continua no interior. No dia 4 de junho, o município de Currais Novos sediará as palestras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. E no dia 11 de junho, será a vez de Mossoró receber o evento, que irá ocorrer no auditório do SESI. Os interessados em participar podem se inscrever no site do TRE/RN, acessando o link: http://www.tre-rn.jus.br/partidos/eventos/ciclo-de-palestras/ciclo-de-palestras.

Seguidores