quinta-feira, 31 de maio de 2012

Prefeitura de Guamaré realiza ações para amenizar efeitos da seca no município

image O período de seca motivou a Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca, a desenvolver ações em benefício dos agricultores do município, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água. Segundo o secretário titular da pasta, José de Arimatéia Gomes, o trabalho prioriza os assentamentos e pequenos agricultores da região.

A Prefeitura trabalha na perfuração de 10 novos poços nos assentamentos e pequenas propriedades, a fim de prover o fornecimento de água potável tanto para o consumo humano quanto para o gado. Em paralelo, os poços já existentes, que funcionam pelo sistema de cata-ventos, estão sendo recuperados.

Ainda na questão do abastecimento de água, o Município providenciou a compra de bombas submersas para os moradores da região rural. Uma licitação foi realizada para a aquisição desse material. A prefeitura aumentou de cinco para oito o número de carros-pipa que leva água os agricultores.

Agricultura e Pecuária

Foram solicitadas 2.500 doses de vacina contra a febre aftosa. As vacinas têm como objetivo a aplicação da primeira dose no rebanho dos criadores cadastrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca.

Outra ação foi a contratação de um técnico para elaboração de projetos, para a agricultura familiar, destinados à aquisição de recursos junto ao Banco do Nordeste.

Segundo o secretário José de Arimatéia, a Prefeitura vem atendendo às reivindicações dos agricultores, não medindo esforços para levar soluções para os problemas causados pela seca.

Seguidores