segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Guaraci Gabriel busca nas imagens de sua infância inspiração para mais recente obra


Durante o Agosto da Alegria 2012, artista visual disporá imagens do folclore potiguar em vários lugares da cidade

O artista visual Guaraci Gabriel, 51, dispensa comentários sobre sua engenhosidade em transformar materiais pesados e inusitados em grandiosas obras de arte. Considerando-se um “artista visual”, sobretudo no conceito de contemporaneidade, Guaraci adere às raízes do interior do Estado (ele nasceu em São Pedro do Potengi) e mescla sua arte contemporânea em reminiscências de sua infância na elaboração de grandiosas imagens que serão expostas durante o Programa Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo. A definição dos locais onde serão instaladas as obras será feita nesta terça-feira.

Ele conta que se inspirou na garotada que anda grafitando a cidade com silk screen. “As obras foram pensadas como se eu estivesse grafitando o ar. Como se eu pegasse um spray e pintasse o ‘vidro’, que é o espaço”, explica ele.  O resultado serão “pinturas”, na verdade instalações feitas de ferro e aço inoxidável, com figuras conhecidas do nosso folclore como, o Bumba Meu Boi; o Jaraguá; Mestre Manoel Marinho e um Casal de Brincantes, aludindo à dança do Araruna. Cada uma das figuras tem cerca de 10 metros de comprimento. Uma pequena mostra desse trabalho já pode se conferida na fachada principal do Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado, onde figuram as cabeças de Deífilo Gurgel, Chico Antônio e Câmara Cascudo.

Essa nova leva de instalações grandiosas do artista visual farão parte do catálogo que os curadores da Bienal de Havana, em Cuba, estao elaborando para Guaraci Gabriel. “Eles perceberam que havia muita arte contemporânea do meu trabalho mas nada que remetesse às minhas raízes. Então, aproveitei o Agosto da Alegria 2012, e fiz um passeio pela minha infância para construir esse novo trabalho. Minha televisão era ver os brincantes do Bumba Meu Boi e o João Redondo. É o limite entre a arte contemporânea e a arte popular”, explica o artista.

Guaraci Gabriel é um artista reconhecido mundialmente. Já participou de quatro bienais internacionais, e países como Cuba, França e Áustria já conhecem o seu trabalho. A instalação Guerra e Paz, por exemplo, de 1998, consta no Guiness Book como a maior escultura já feita em material reciclado no mundo inteiro. Ele usou materiais como destroços de aeronaves caças F5, 1 caldeira, tubos de ferro e ossos.

A base técnica para a elaboração dos seus trabalhos ele traz do curso de Edificações, feito na antiga ETFRN, atual IFRN. Ele conta que os primeiros passos ainda como pintor foram dados a partir das aulas com o saudoso Thomé Filgueira. “Comecei pintando, até chegar à alçada de artista visual, um termo que explica melhor meu trabalho, já que o que faço são variações em cima de imagens”, diz ele. 

De lá para cá, já são mais de 30 anos de uma trajetória artística. Guaraci Gabriel já perdeu as contas de quantas obras já produziu. Mas, quem quiser ver uma mostra do seu trabalho, pode acessar o site: guaracigabrielartesvisuais.blogspot.com.br/

Seguidores