domingo, 26 de agosto de 2012

Sucesso na abertura da ExpoLajes 2012

imageF oi promovida na noite da última sexta-feira (24) a abertura da 19ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Sertão Central Cabugi (Expolajes), no Parque de Exposições deputado federal Nélio Silveira Dias. No evento, que já faz parte do calendário oficial do Governo do Estado, os produtores rurais, expositores e público presente observaram toda a infraestrutura montada para os três dias de feira.
Organizada pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (Acosc), e ranqueada pelo governo estadual, a edição de 2012 da Expolajes foi um sucesso que mostrou, mais uma vez, a força do homem do campo e a garantia que muitos negócios foram firmados entre os agropecuaristas que expuseram seus planteis para venda.
Na abertura, diversas autoridades, entre elas o secretário adjunto da Agricultura do Rio Grande do Norte, Simplício Holanda, o prefeito de Lajes, Mário Madruga, presidente da Acosc e do sindicato dos produtores rurais de Lajes, César Militão, e o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, estiveram presentes e comentaram sobre o sucesso da exposição.
De acordo com José Vieira, da Faern/Senar, a feira já está consolidada no meio rural e somente merece elogios em sua organização. “É uma feira bonita, bem organizada e que trás resultados positivos para a cidade de Lajes e para os expositores. Um sinal do bom trabalho realizado pela Acosc e pela prefeitura. Uma feira que não poderia deixar de contar com o apoio do Sistema Faern/Senar”, lembrou Vieira.
Números
De acordo com o coordenador da Expolajes e ex-presidente da Acosc, Idalécio Pinheiro de Figueiredo, é grande a expectativa pelos números finais do evento. “Durante a Caprifeira, foram expostos mais de 600 animais entre caprinos e ovinos. O evento ainda contou com stands de artesanato, produtos agrícolas em geral expostos a comercialização, com expectativa de visitação de um público superior a 16 mil pessoas, o que torna a ExpoLajes uma das grandes feiras do RN. Esperamos que os números superem os de 2011”, ressaltou o coordenador.
Já o secretário adjunto da Sape, Simplício Holanda, aproveitou o seu momento para falar da feira e da grandeza em ser produtor rural. “Estou muito feliz com a Expolajes. Vejo que ela cresça a cada ano. E eu como proprietário rural também fico muito feliz com toda essa pujança nos negócios fechados e na movimentação de pessoas”, resumiu Holanda.
O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, lembrou em seu discurso que a feira é um dos termômetros da força do produtor rural. “A Expolajes é a prova viva da pujança dos produtores rurais potiguares. Esses homens e mulheres que acordam cedo e enfrentam todas as intempéries do tempo para produzir o que as grandes cidades comem. Homens e mulheres que muitas vezes não recebem o devido respeito da população e dos próprios governantes”, comentou Vieira.
Ainda em seu discurso, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, lembrou dos diversos cursos promovidos em Lajes e do pioneirismo de um deles. “Aqui em Lajes promovemos diversos cursos para os produtores rurais e os seus familiares. Cursos como o de Apicultura, Beneficiamento do Leite, Inclusão Digital e o mais recente deles: o pioneiro curso de Pedreiro Rural. Com ele, muitos alunos já estão colocando a mão na massa e levantando casas e outras edificações no meio rural da cidade. Com isso, o Sistema Faern/Senar cumpre a sua missão com os produtores do RN”, concluiu Vieira.
O evento é realizado anualmente pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Sape, com total apoio da Prefeitura de Lajes, Ancoc, Sistema Faern/Senar e a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi.








Seguidores